O Oscar 2019 surpreendeu em algumas categorias. Confesso que ainda não acredito que Glenn Close não levou de novo o Oscar de melhor atriz. Mas foi o que aconteceu. Outra surpresa – mas nem tanto – foi a escolha de Green Book – O Guia como melhor filme. Confesso que gostei dessa, especialmente considerando que o favorito era Roma. Mas, no final, a entrega do Oscar, com um pouco mais de três horas de duração. O grande ponto de discussão – a falta de um apresentador – não foi um problema. Muito pelo contrário. Acho que a festa flui bem melhor sem ele.
Os momentos inesquecíveis
Queen + Adam Lambert abrindo o show. Foi bem melhor que qualquer piadinha de apresentador.
Ver novamente que Chris Evans é um cavalheiro. Ele ajudou Regina King, que tropeçou no vestido, a ir até o palco para receber seu Oscar!
Que delícia de ver gente como Barbra Streisand (apresentando Infiltrado na Klan) e Mike Myers e Dana Carvey (apresentando Bohemian Rhapsody). Lembra de Quanto mais idiota, melhor?
As apresentações musicais foram incríveis. Jennifer Hudson cantando a música do documentário RBG, e ainda Bette Midler com a de O retorno de Mary Poppins. Mas nada foi tão incrível quanto Bradley Cooper e Lady Gaga cantando Shallow ao vivo. Impossível não se emocionar.
Falando em emoção, os nervos de todos estavam a flor da pele. Fora as mulheres do documentários que choravam e gritavam, houve momentos genuinamente bonitos nos discursos de agradecimento. Regina King chorou falando com a mãe, Lady Gaga, falando com Bradley Cooper. E ainda Rami Malek fazendo uma super declaração de amor para Lucy Boynton.
Já Olivia Colman repetiu o seu discurso tontinho do Globo de Ouro, o que nos fez sentir ainda mais a falta de Glenn Close no palco. Ainda não consegui entender o que aconteceu. Como Glenn não levou essa. Nem a própria Olivia acreditava. Injustiça brava!
A felicidade de Spike Lee ganhando seu primeiro Oscar – de roteiro – foi o máximo. Até se pendurou em seu amigo, Samuel L. Jackson .
O tapete vermelho foi um evento à parte. Os destaques, cheio de vestidos cor de rosa, estão aqui.
Os vencedores
No final, o Oscar ficou bem dividido. Green Book, , Pantera Negra e Roma tiveram três prêmios enquanto Bohemian Rhapsody teve quatro. Veja todas as categorias aqui:
Filme – Green Book: O Guia
Ator – Rami Malek – Bohemian Rhapsody
Atriz – Olivia Colman – A Favorita
Ator coadjuvante – Mahershala Ali – Green Book: o Guia
Atriz coadjuvante – Regina King – Se a Rua Beale Falasse
Diretor – Alfonso Cuarón – Roma
Animação – Homem-Aranha no Aranhaverso
Canção – Shallow – Nasce uma Estrela
Roteiro – Green Book: o Guia
Roteiro Adapatado – Infiltrado na Klan
Filme estrangeiro – Roma
Trilha Sonora – Pantera Negra
Fotografia – Roma
Efeitos Visuais – O Primeiro Homem
Montagem – Bohemian Rhapsody
Desenho de produção – Pantera Negra
Figurino – Pantera Negra
Maquiagem e penteado – Vice
Edição de Som – Bohemian Rhapsody
Mixagem de Som – Bohemian Rhapsody
Documentário – Free Solo
Documentário curta-metragem – Period. End of Sentence
Curta-metragem – Skin
Animação curta-metragem – Bao
Fotos: Getty Images