O BAFTA 2025 vai acontecer nesse domingo (16). David Tennant será o mestre de cerimônias, e com certeza, o evento nos dará mais um pouco da sensação dos caminhos do Oscar. É verdade que muitas vezes os vencedores são diferentes. Caso de 2023, quando o BAFTA escolheu Nada de Novo no Front como melhor filme e a Academia preferiu Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (nessa eu concordo totalmente com o BAFTA). Mas no ano passado, as duas premiações optaram por Oppenheimer. Mas num ano tão competitivo como este, é bem provável que as escolhas sejam diferentes. De qualquer maneira, quem ganhar o BAFTA irá ganhar uma exposição considerável, que com certeza servirá como promoção entre os votantes do Oscar. Os indicados foram escolhidos por mais de 8000 votantes em cerca de 50 países.
Os favoritos do BAFTA
O favorito é Conclave, que além de ser um filme britânico, tem o maior número de indicações: 12. A seguir vem Emília Perez – só lembrando que as indicações saíram antes dos escândalos com relação ao filme (Karla Sofia Gascon não irá). Ainda estou Aqui concorre somente na categoria de Filme em Língua Não-Inglesa, mas Fernanda Torres está em Londres e irá ao evento – parte de sua campanha do Oscar. Será que os problemas de Emilia Perez serão tão “mortais” em Londres como são em Hollywood? Talvez não.
Falando nisso, Demi Moore é a favorita, mas Marianne Jean-Baptiste, que está fora do Oscar, pode surpreender. Ela já ganhou o prêmio dos Críticos Britânicos por seu desempenho em Hard Truths. Entre os atores, a disputa deve ficar entre Ralph Fiennes (Conclave) e Adrien Brody (O Brutalista). Essa é a sétima indicação de Fiennes. Ele só ganhou uma vez, como coadjuvante em A Lista de Schindler. Já Adrien só concorreu uma vez anteriormente por O Pianista (ganhou o Oscar, mas perdeu o BAFTA).
O BAFTA tem a categoria de Melhor Filme, onde Conclave é o único concorrente britânico, e Melhor Filme Britânico, onde ele concorre novamente. Há também uma categoria onde o público escolhe o vencedor, o Rising Star (ou Ator em Ascenção). Mikey Madison está concorrendo nessa, e é provável que ganhe.
A lista das indicações está aqui. O prêmio será exibido pela primeira vez na TV na TNT e no MAX a partir das 16 horas. E você pode acompanhar tudo nas redes sociais do Blog de Hollywood antes disso, com o red carpet. Estou bem curiosa para ver tudo isso.