As premiações desse ano tiveram basicamente os mesmos resultados. Mas o Spirit Awards foi bem diferente. Especialmente porque vários dos concorrentes não podiam participar do SAG’s. Isso porque são filmes feito em estúdios, alguns são super-produções. Então, O Irlandês, 1917, Coringa, Era uma Vez em Hollywood, só para citar alguns, não estavam entre os indicados. Com isso, indicados que acabaram ficando fora do Oscar como Joias Brutas, ou gente como Adam Sandler, estavam concorrendo no Spirit Awards. E alguns até ganharam !
A grande surpresa ficou o principal prêmio da noite, que muitos (inclusive eu) esperavam que ficaria entre Joias Brutas e História de um Casamento. Não foi o caso! Para a surpresa da própria diretora, The Farewell (A Despedida), foi o melhor filme. Ele ainda levou o prêmio do coadjuvante para Zhao Shuzhen, que não estava presente, pois não conseguiu sair da China devido ao Corona Vírus.
Mas Joias Brutas acabou saindo com o maior número de prêmios. Direção, montagem e ainda melhor ator. Adam Sandler fez um discurso mega-divertido, tirando sarro dos Oscars, de seus competidores, e ainda de sua própria carreira. Me fez morrer de rir.
Olivia Wilde foi consagrada com o premio de filem de estreia por Fora de Série, e outro injustiçado do Oscar, Willem Dafoe, levou o prêmio de coadjuvante por O Farol. Merecido! Mas uma coisa todas essas premiações tem em comum. Renée Zellweger é uma unanimidade. Aqui também ela levou o prêmio de melhor atriz por Judy.
Os vencedores do Spirit Awards
Veja abaixo a lista completa dos vencedores da noite:
Filme – The Farewell
Ator – Adam Sandler – Joias Brutas
Atriz – Renée Zellweger- Judy: Muito Além do Arco-Íris
Ator Coadjuvante – Willem Dafoe – O Farol
Atriz Coadjuvante – Zhao Shuzhen – The Farewell
Diretor – Benny Safdie & Josh Safdie – Joias Brutas
Filme de Estreia – Fora de série, de Olivia Wilde
Roteiro – História de um Casamento
Roteiro de Estreia – See You Yesterday
Filme estrangeiro – Parasita
Documentário – American Factory
Prêmio Someone to Watch – Rashaad Ernesto Green, Diretor de Premature
Prêmio Truer than Fiction – Nadia Shihab, Diretora de Jaddoland
Fotografia – O Farol
Prêmio dos Produtores – Mollye Asher
Prêmio Bonnie – Kelly Reichardt
Montagem – Joias Brutas
Prêmio Robert Altman – História de um Casamento
Prêmio John Cassavetes – Give me Liberty