Todos os anos , o American Film Institute escolhe os 10 melhores filmes e as 10 melhores séries do ano. Nunca dizem qual é o melhor. Segundo eles, o objetivo é fortalecer o mundo do cinema, e não ser uma competição. Como o AFI é uma organização tão respeitada, todos ficam muito atentos sobre quais serão as produções escolhidas. Elas são consideradas “cultural e artisticamente representativas das conquistas mais significativas do ano na arte da imagem em movimento.”
Filmes
Num ano tão atípico como 2020, é claro que a Netflix teve uma boa parte entre os escolhidos. Na verdade, quatro entre os 10 foram produções do serviço. Destacamento Blood, A Voz Suprema do Blues, Mank e Os 7 de Chicago (que ficou em 2º em minha lista dos melhores do ano) . A Amazon entrou com dois, Uma Noite em Miami e O Som do Silêncio. Um foi da Disney Plus, a animação Soul. Somente quatro são filmes que, por enquanto, deverão ser vistos no cinema. Judas e o Messias Negro está programado para estrear em 25 de fevereiro. Nomadland, que vem ganhando todos os prêmios da crítica, deve chegar somente em 15/04 (sem comentários sobre essa demora, só ajuda os piratas). Já Minari nem tem data de lançamento ainda.
- Destacamento Blood
- Judas e o Messias Negro
- A Voz Suprema do Blues
- Mank
- Minari
- Nomadland
- Uma Noite em Miami
- Soul
- O Som do Silêncio
- Os 7 de Chicago
Séries
Entre as séries,a Netflix também conseguiu a dianteira com quatro originais entre os 10 mais. O gambito da Rainha, The Crown, Bridgerton e Nada Ortodoxa. Mas Better Call Saul, uma produção do canal AMC, é da Netflix fora dos Estados Unidos. A Disney Plus tem The Mandalorian e a HBO, Lovecraft Country. A Apple TV Plus entrou na lista com a comédia Ted Lasso. A lista finaliza com a excelente Mrs. America (disponível no app do Fox Premium) e The Good Lord Bird, do canal Showtime, ainda não exibida por aqui.
- Better Call Saul
- Bridgerton
- The Crown
- The Good Lord Bird
- Lovecraft Country
- The Mandalorian
- Mrs. America
- O Gambito da Rainha
- Ted Lasso
- Nada Ortodoxa
Além destes, a versão filmada do musical da Broadway, Hamilton, levou um prêmio especial do American Film Institute. Ela está disponível no Disney Plus, e é maravilhosa. Os tributos irão ao ar pelo canal do YouTube do AFI em 26 de fevereiro.