O Gotham Awards é um dos dois prêmios anuais dedicados ao cinema independente – o outro é o Spirit. Seus vencedores, em geral acabam como finalistas ao Oscar, como foi o caso de Me Chame pelo seu Nome no ano passado. Em alguns casos, se revelam vencedores mesmo – Birdman, Spotlight e Moonlight nos três anos anteriores. E agora foram revelados os ganhadores do Gotham deste ano, com uma grande surpresa na categoria melhor filme . Um filme sobre o qual ninguém tinha falado conseguiu o prêmio máximo. The Rider, que no Brasil ganhou o título de Domando o Destino, foi lançado em abril deste ano nos Estados Unidos, e ninguém poderia imaginar que venceria favoritos como A Favorita ou First Reformed.
Mas foi o que aconteceu. O filme trata da história de um jovem campeão de rodeios, que se recupera de uma queda. O filme é dirigido por Chloe Zhao, e a história é baseada na vida do próprio ator que faz o papel principal, Brady Jandreau. Será que isso significa um aumento de chances para a Temporada de Premiações? Provavelmente!
Abaixo está a lista dos vencedores. Os dois atores, Ethan Hawke e Toni Colette (que não estava presente), já são nomes que estão sendo considerados na maioria das listas de possíveis indicados ao Oscar, Globo de Ouro e SAG’s.
Filme – Domando o Destino
Documentário – Hale County This Morning, This Evening
Diretor Revelação – Bo Burnham – Oitava Série
Roteiro – Paul Schrader – First Reformed
Ator – Ethan Hawke – First Reformed
Atriz – Toni Colette – Hereditário
Ator Revelação – Elsie Fisher – Oitava Série
Prêmio do Público – Won’t You be my Neighbor?
Série revelação / Formato longo – Killing Eve
Série revelação / Formato curto – 195 Lewis
Ainda houve o Prêmio Especial do Júri de Gotham: Olivia Colman, Emma Stone, e Rachel Weisz por sua atuação como elenco em A Favorita.
Além deste, outros prêmios especiais foram para Willem Dafoe(Ator), Paul Greengrass (Director) e para o produtor Jon Kamen (Indústria).