O Governor’s Award é o evento do Oscar onde são homenageados profissionais que fizeram a diferença em suas carreiras no mundo do cinema. Isso é ótimo. Mas também é uma forma de deixar a cerimônia do Oscar mais rápida e jovem, é preciso reconhecer. De qualquer maneira, é bonito ver gente como Jackie Chan, a montadora Anne V. Coates, o diretor de elenco Lynn Stalmaster e o documentarista Frederick Wiseman receberem um prêmio merecido, cercados pelos maiores astros de Hollywood.
A maioria deles tem filmes para lançar e/ou são possíveis candidatos às estatuetas em fevereiro. Veja só a lista:
Warren Beatty, Jeff Bridges, Viola Davis, Alexandre Desplat, Andrew Garfield, Hugh Grant, Rebecca Hall, Naomie Harris, Lucas Hedges, Taraji P. Henson, Isabelle Huppert, Felicity Jones, Lin-Manuel Miranda, Viggo Mortensen, Lupita Nyong’o, Dev Patel, Ryan Reynolds, Arnold Schwarzenegger, Sylvester Stallone, Emma Stone, Aaron Taylor-Johnson, Jennifer Todd, Vince Vaughn e Michelle Yeoh.
Jackie Chan é um faz tudo. É ator, produtor, roteirista, coreógrafo, diretor de cinema, cantor (sim, ele canta) e especialista em artes marciais. É provavelmente o astro oriental mais popular do ocidente. Já participou de mais de 100 filmes e teve até um desenho com seu nome.
Anne V. Coates é uma das montadoras mais respeitadas da indústria. Já tem um Oscar no currículo, pelo incrível trabalho em Lawrence da Arábia, de 1963. Depois disso, já concorreu outras vezes, com Beckett: O Favorito do Rei (1965), O Homem Elefante (1980), Na Linha de Fogo (1993) e Irresistível Paixão (1998). Seu último trabalho foi em 50 Tons de Cinza (2015). Richard Gere entregou o prêmio a ela.
Visivelmente emocionado, Lynn Stalmaster foi o primeiro diretor de elenco da história a receber um Oscar. Vai completar 90 anos em 2017. E está por aí desde os anos 50, com filmes como Superman, Tootsie, Os Eleitos, A Rosa, além de séries como Gunsmoke e Casal 20, entre outros. Visivelmente emocionado, agradeceu aos grandes diretores com quem trabalhou como Billy Wilder, Robert Wise, William Wyler, Mike Nichols, Norman Jewison, Sydney Pollack e Blake Edwards. Jeff Bridges entregou o prêmio a ele.
Premiado em grandes festivais como Berlim, Cannes, Veneza, entre outros, Frederick Wiseman também já ganhou um Emmy três vezes, por Hospital (dois prêmios) e Law and Order (nada a ver com a série).