O Oscar desse ano teve poucas surpresas. A noite de número 90 da história teve um pouco de tudo, mas principalmente teve a preocupação de mostrar que Hollywood, especialmente na frente das câmeras, respeita a diversidade, homenageia os mais velhos, dá apoio a quem sofreu assédio e ainda proporciona o velho sonho americano, que um dia o sucesso vai chegar.
Com isso, A Forma da Água foi o grande vencedor da noite, levando a estatueta de melhor filme. Não era o meu favorito – Dunkirk, que ganhou três prêmio técnicos, era o melhor para mim – mas foi um resultado que me satisfez. Ainda mais porque também levou os justíssimos prêmios de trilha sonora, direção de arte e, é claro, direção para o fofo Guillermo Del Toro.
Aliás, Hollywood homenageou muito os latinos nessa edição. Além do prêmio de Guillermo, Viva: A Vida é uma Festa levou dois ( animação e canção – Remember me), e o chileno Uma Mulher Fantástica ganhou a estatueta de filme estrangeiro. Talvez essa tenha sido uma das poucas surpresas, já que muita gente esperava que o vencedor fosse The Square.
Entre os atores, tudo já esperado. Gary Oldman ( O Destino de uma Nação), Frances McDormand (Três Anúncios para um Crime), Allison Janney (Eu, Tonya) e Sam Rockwell (Três Anúncios para um Crime) foram os premiados. Enquanto os badalados Lady Bird e The Post saíram de mãos abanando, Corra!, que parecia ter uma torcida organizada no Dolby theather, levou o prêmio de roteiro. Assim Jordan Peele se tornou o primeiro negro a receber o Oscar na categoria
Veja aqui os momentos mais marcantes do Oscar 2018:
Os cenários
Sim, os cenários estavam bem grandiosos. Mas era impossível não lembrar de alguns filme e aachar que um personagem ou outro poderia aparecer a qualquer momento. Como A Bela e a Fera dançando atrás de Viola Davis…
…ou o Superman de Christopher Reeve chegando , achando que ali era a Fortaleza da Solidão (rs).
A piada longa
Algumas vezes, a gente tem que saber como contar uma piada e até onde ela aguenta. A ideia de trazer LaKeith Steinfield, reprisando seu personagem de Corra!, foi ótima. Mas foi estendida demais. No final o cara nem sabia mais o que fazer no palco…
E os números longos…
Todo mundo sabe que há cada ano, o Oscar perde audiência. Os mais jovens não tem paciência para ficar assistindo todas aquelas horas de show. E esse ano, o Oscar caprichou em sketches e vídeo longuíssimos. Eu adorei, por exemplo o vídeo de homenagem a aqueles que vão ao cinema. Mas ele foi muito longo para quem, hoje em dia não tem ideia do que são 90% das imagens exibidas. Mesma coisa com o vídeo dos filmes de guerra (naquele momento até achei que era uma pista que Dunkirk poderia ganhar…). Mas o mais esdrúxulo foi a ida dos artistas ao cinema em frente. Confuso, com uma câmera nervosa, e sim…muito longo.
Jimmy Kimmell
Mas , de qualquer maneira, Jimmy Kimmell funcionou. Esse ano, sem a escada de Matt Damon como no ano passado, ele foi melhor, mais divertido. Tirou sarro de si mesmo, da festa, brincou com todo o mundo – adorei a parte com Spielberg – e falou as coisas certas sem ser chato. Não é uma Ellen de Genneres, mas pode voltar.
O Jet ski
Uma piada que deu certo foi o do prêmio do jet ski para quem tivesse o discurso mais curto da noite. Todo mundo mencionou. E Helen Mirren foi a garota- propaganda perfeita. No final, acompanhou o vencedor: Mark Bridges, que venceu o Oscar de figurino por Trama Fantasma foi o vencedor. Foi engraçado!
Star Wars
Não precisa dizer mais nada, não é? Mark hamill, Kelly Marie Tran e os lindos Oscar Isaac e BB8 no palco do Oscar. Adorei!!
Time’s Up
O movimento Time’s Up estava presente no ar, nos pins, e também no palco. Três das atrizes que “botaram a boca no trombone” sobre Harvey Weinstein , Ashley Judd, Anabella Sciorra, e Salma Hayek estiveram lá para falar sobre essa “nova Hollywood” sem assédio, e mostrar vídeos sobre o assunto.
A presença dos veteranos
Jennifer Lawrence representa o olhar de fascínio de todos nós com a presença destes veteranos super presentes na festa de ontem. Helen Mirren, Jane Fonda, Jodie Foster (lembra que ela começou ainda bebê?), e a incrível Rita Moreno, foram só algumas que estiveram por lá. Além disso, o incrível James Ivory passou a ser o ganhador do Oscar mais velho da história, ao vencer o prêmio de roteiro adaptado por Me Chame pelo seu Nome, aos 89 anos. Wow!
This is Me
Mas para mim, um dos momentos mais emocionantes da noite, foi a interpretação de Keala Settle para a música This is Me, de O Rei do Show. Ainda estou inconformada que ela não ganhou!
https://www.youtube.com/watch?v=ks2VuetRQaE
Frances McDormand
Frances McDormand estava com a corda toda. Confesso que ela é tão tensa, que me deixa tensa também. Mas ela também foi responsável por um dos discursos mais contundentes da noite ao receber seu Oscar de melhor atriz, quando pediu para que todas as mulheres indicadas ao Oscar se levantassem pois “nós temos histórias para contar, e precisamos de financiamento”. Todas levantaram. Mas a risada dela…
O prêmio de melhor filme
E todo mundo levou com muito bom humor o retorno de Warren Beatty e Faye Dunaway para entregar o Oscar de melhor filme. Aliás, essa foi uma das piadas preferidas por todos…
https://www.youtube.com/watch?v=ITituZw0AFU
E deu certo!
Guillermo del Toro fez questão de ver o envelope. Mas dessa vez estava tudo certo. E A Forma da Água foi o vencedor!
E a lista completa dos vencedores:
Filme – A Forma da Água
Diretor – Guillermo Del Toro – A Forma da Água
Ator – Gary Oldman – O destino de uma Nação
Atriz – Frances McDormand – Três Anúncios para um Crime
Ator coadjuvante – Sam Rockwell – Três Anúncios para um Crime
Atriz coadjuvante – Allison Janney – Eu, Tonya
Roteiro – Corra!
Roteiro adaptado – Me Chame pelo seu Nome
Figurino – Trama Fantasma
Maquiagem e cabelo: O Destino de uma Nação
Documentário: Icarus
Edição de Som: Dunkirk
Mixagem de Som: Dunkirk
Direção de Arte: A Forma da água
Filme Estrangeiro: Uma Mulher Fantástica
Animação: Viva: A Vida é uma Festa
Canção – Remember Me – Viva: A Vida é uma Festa
Animação Curta – Dear Basketball
Montagem: Dunkirk
Efeitos Visuais: Blade Runner 2049
Documentário curta: Heaven is a Traffic Jam on the 405
Curta-metragem: The Silent Child
Fotografia: Blade Runner 2049
Trilha Sonora: A Forma da Água