Esse ano o Globo de Ouro teve um pouco de tudo, chegando realmente a surpreender. Não só pelo fato de todo mundo ter ido de preto , mas também pelos vencedores (e, é claro, os perdedores), os discursos ardorosos, a presença massiva do poder entre os atores, e principalmente das atrizes. Porque esse ano, por incrível que pareça, as mulheres dominaram. Nos temas, nas séries, nos filmes, mandando aqui um importante recado para Hollywood. As coisas terão que mudar, e parece que já começaram.
Entre os vencedores, os filmes e séries com temáticas femininas foram os destaques da noite.O grande vencedor Foi Três Anúncios para um Crime, que levou quatro estatuetas – Filme de Drama, Atriz para Frances McDormand, Roteiro e o surpreendente prêmio de coadjuvante para Sam Rockwell, já que todo mundo esperava que o vencedor fosse Willem Dafoe). Já na parte de comédia/musical, Lady Bird levou dois prêmios: Filme e atriz para Saoirse Ronan.
Entre as séries, o domínio total foi de Big Little Lies. Levou o de melhor série limitada, atriz para Nicole Kidman, e coadjuvantes para Laura Dern e Alexander Skarsgard. Como melhor série de drama, a vencedora foi The Handmaid’s Tale, que também conquistou o prêmio de atriz para Elisabeth Moss. Até entre as comédias, a novata The Fabulous Mrs. Maisel conseguiu as estatuetas de série e atriz para Rachel Brosnaham. Ou seja, elas mandaram na história! (veja a lista completa no final deste texto).
Mas, é claro, que tivemos momentos muito marcantes. O maior deles foi provavelmente o discurso de Oprah Winfrey, que recebeu o prêmio especial Cecil B. DeMille. Os americanos amam Oprah, e na noite de ontem, ela mostrou a razão. Ela tem força, é objetiva e sabe envolver. Começou seu discurso falando sobre quando era menina e viu um Oscar, e na ocasião, o vencedor foi Sidney Poitier. Depois disso contou outras histórias sobre pessoas que lutaram para conseguir os seus direitos, em perfeita sintonia com o assunto do momento, a igualdade. Foi um discurso perfeito, que deixou muita gente querendo que ela se candidate à presidência no futuro…
Entrar no palco após algo tão poderoso, que fez as pessoas se emocionarem, é uma tarefa mais do que difícil. E Ron Howard, chegou até a rir quando assumiu o microfone, ao lado de Natalie Portman. Mas ela não deixou barato. Ao anunciar os candidatos a melhor diretor, ela deixou claro que eram todos homens.
Aliás, o assunto foi retomado no último prêmio da noite, entregue por Barbra Streisand. Ela mesma que há tantos anos luta pela igualdade, quando era praticamente uma voz solitária. Ficou chocada quando, ao ser anunciada, o locutor se referiu a ela como a única mulher a ganhar um globo de ouro de melhor diretora. Foi aplaudida de pé e merece muito!!!
Aliás, aqui também é preciso elogiar o apresentador Seth Meyers. Ser divertido e ao mesmo tempo crítico numa noite como essa não é tarefa fácil. E ele se saiu muito bem. Já abriu o show com a piada “Feliz Ano Novo, Hollywood! Estamos em 2018, a maconha finalmente é permitida (no estado da California), e o assédio sexuas finalmente não é mais”
Mas, na verdade, as atrizes já estavam sem “papas na língua” desde a chegada no tapete vermelho. Debra Messing, uma das mais atuantes vozes em Hollywood, falou no ar, ao vivo, para a entrevistadora do canal E!, Giuliana Rancic, que estava “chocada por ouvir que o canal não paga os mesmos salários para os apresentadores homens e mulheres. Eu sinto falta de Catt Sadler. Nós estamos com ela. Talvez seja uma coisa que possamos mudar amanhã”. Para quem não sabe, Catt pediu demissão ao saber que seus colegas homens ganhavam duas vezes mais do que ela. Coitada de Giuliana, ficou sem saber o que fazer no momento da entrevista.
Mas também a festa teve momentos divertidos. Jennifer Aniston brincando com a veterana Carol Burnett, que continua rápida como sempre nas respostas. Frances McDormand convidando as concorrentes para o bar “eu pago a tequila”. E, é claro, James Franco, que ao ganhar o prêmio de ator de comédia por O Artista do desastre, chamou Tommy Wiseau, a quem ele interpreta no filme, ao palco. Quando Tommy tentou pegar o microfone, James não deixou, gargalhando muito. Algo do tipo, agora é a minha vez! Rs!
Outros momento especiais:
Kirk Douglas, aos 101 anos, no palco, ao lado de sua nora, a super sexy Catherine Zeta-Jones
Aziz Ansari, aceitando o prêmio de melhor ator de comédia por Master of None dizendo “eu realmente não achava que iria ganhar já que todos os sites diziam que eu iria perder”. É verdade, o favorito em todas as apostas era Eric McCormack (Will and Grace)
O fofo Guillermo Del Toro, ao ganhar o prêmio de diretor, disse para a produção que começava a tocar a música para interromper o discurso “Faz 25 anos, caras, me deem um minuto”. Fofo!
Ao ganhar o prêmio de melhor ator,Ewan McGregor tentou agradar a todo mundo durante seu discurso. Agradeceu à ex-mulher, aos filhos e à atual namorada, Mary Elizabeth Winstead, que também está no elenco da série. Rsrs!
Alguém lembra que Robert Pattison e Emma Watson estiveram juntos em um filme de Harry Potter? Mini-reunião no Globo de Ouro.
Ainda no tapete vermelho, Kelly Clarkson teve seu momento tiete ao encontrar Meryl Streep.
E o fofo Timothée Chalamet, de Me Chame pelo seu Nome, ao perceber que Tonya Harding, que estava sendo homenageada por Allison Janney no palco, estava sentada bem pertinho dele. Rs!
Abaixo está a lista completa dos vencedores:
Filme de drama: Três Anúncios para um Crime
Filme de comédia ou musical: Lady Bird: É Hora de Voar
Diretor: Guillermo Del Toro – A Forma da Água
Ator em drama: Gary Oldman – O Destino de uma Nação
Ator em comédia ou musical: James Franco – O Artista do Desastre
Atriz em drama: Frances McDormand – Três Anúncios para um Crime
Atriz em comédia ou musical: Saorsie Ronan – Lady Bird: É Hora de Voar
Ator coadjuvante: Sam Rockwell – Três Anúncios para um Crime
Atriz coadjuvante: Allison Janney – Eu, Tonya
Roteiro: Três Anúncios para um Crime
Trilha sonora: A Forma da Água
Canção original: This is Me – O Rei do Show
Animação: Viva: A Vida É uma Festa
Filme estrangeiro: Em Pedaços (Alemanha/França)
TV
Série de drama: The Handmaid’s Tale
Série de comédia: The Marvelous Mrs. Maisel
Série limitada ou filme para TV: Big Little Lies
Ator em série de drama: Sterling K. Brown – This is Us
Ator em série de comédia: Aziz Ansari – Master of None
Atriz em série de drama: Elisabeth Moss – The Handmaid’s Tale
Atriz em série de comédia: Rachel Brosnahan – The Marvelous Mrs. Maisel
Ator em série limitada ou filme para TV: Ewan McGregor – Fargo
Atriz em série limitada ou filme para TV: Nicole Kidman – Big Little Lies
Ator coadjuvante de séries: Alexander Skarsgard – Big Little Lies
Atriz coadjuvante de séries: Laura Dern – Big Little Lies