Ninguém pode dizer que a festa do SAG’s que aconteceu ontem em Los Angeles não foi surpreendente. Algumas das “favas contadas”, como dizia minha vó, saíram de mãos abanando. Teve muita festa com as crianças de Stranger Things e, é claro, como esperado após tudo que vem acontecendo desde que Donald Trump assumiu a presidência, muitos discursos e posições de crítica contra o governo. Uma coisa posso dizer: fui dormir feliz com o resultado. Denzel, Estrelas Além do Tempo, Viola, Mahershala Ali (até o fim da temporada vou aprender a escrever o nome dele sem checar no Google), Emma Stone, John Lithgow, Bryan Cranston, Sarah Paulson. Os melhores foram escolhidos. Bem, teve Orange is the New Black, mas nada é perfeito nessa vida não é?
Veja abaixo os meus destaques para o melhor e para o pior do SAG Awards:
Denzel e Viola
Ainda não vi Fences, é o filme que me falta para completar a lista dos indicados a melhor filme. Pelas cenas que vi, não tem para ninguém. Viola venceu pela quarta vez no SAG’s – e é a favoritíssima na categoria para o Oscar. Mas a grande surpresa foi Denzel. Todo mundo estava contando com a premiação da insípida atuação de Casey Affleck, que vinha levando tudo. Só que seja pelos protestos por causa de acusações de estupro que pesam contra ele, ou porque perceberam que ele faz a mesma cara em todos os filmes, o SAG’s elegeu Denzel como o melhor ator do ano. Nem ele acreditou, e disse isso em seu discurso.
O posicionamento político
Os atores em sua grande maioria abominam Donald Trump. E o SAG’s, como um sindicato que representa não iria se calar num momento como esse na política americana. Os discursos iniciais – Eu sou um Ator! – tiveram momentos emocionantes especialmente com Kerry Washington e Ashton Kutcher. Ele terminou dizendo “A todos nos aeroportos que pertencem à minha Amrica, você é parte de nós, e nós amamos vocês e lhes damos boas-vindas”. Os discursos dos vencedores não foram diferentes, e Julia Louis-Dreyfus, que ganhou pela segunda vez com Veep, falou de maneira emocionante. “Quero que todos saibam que sou filha de um imigrante. Meu pai fugiu da perseguição nazista na França ocupada, e eu sou uma patriota americana. E eu amo este país. E por causa disso, eu estou horrorizada com suas manchas, e esse banimento de imigrantes é uma mancha e é não-Americano”. O ator Simon Helberg, de The Big Bang Theory, foi mais além. Ele carregava um aviso “Refugiados são bem-vindos” enquanto a esposa escreveu no peito “Deixe-os entrar”.
Lily e Dolly
A expectativa era reunir as três estrelas de Como Eliminar seu Chefe no palco para entregar o prêmio de carreira para Lily Tomlin. Mas Jane Fonda não pôde comparecer alegando que estava doente. Então foi a festa para as sempre divertidas Dolly Parton e Lily Tomlin. Dolly entrou arrasando com “Lembranças de Dollywood, Hollywood “. E Lily fez um discurso divertido, inclusive com alguns conselhos: “Não saia de casa bêbado. Ouça seus amigos. Não fique ansioso por uma oportunidade perdida. Por trás de cada fracasso há uma outra oportunidade que outra pessoa gostaria de ter perdido”.
A surpresa de Stranger Things
Por essa ninguém esperava, e as crianças de Stranger Things fizeram a maior festa quando foi anunciado que haviam ganhado como o leenco de série dramática. Mas o melhor de tudo foram as caras e bocas de Winona Ryder no palco.
Estrelas Além do Tempo
Na matéria que escrevi no fim de semana, eu dizia que o favorito para o prêmio de melhor elenco de cinema era Moonlight: Sob a luz do Luar. Por menos que goste do filme, seu elenco é bom. Mas disse também que o melhor elenco entre os concorrentes na minha opinião era Estrelas Além do Tempo. Foi com surpresa e satisfação que vi que os atores concordam comigo. Um elenco emocionado liderado por Taraji P. Henson, esquecida nos prêmios individuais, subiu ao palco e disse: “Essa é uma história sobre o que acontece quando colocamos nossas diferenças de lado e nos juntamos como raça humana – nós vencemos. O amor vence sempre!”
Nicole e Salma
Já fiz um post sobre as mais bem vestidas e mal vestidas. Mas não consegui me segurar e mostrar de novo duas estrelas que geralmente estão entre as mais elegantes e erraram feio desta vez, ambas com Gucci. A brincadeira foi que a coleção deste ano homenageava as festas populares brasileiras. Nicole foi de Carnaval e Salma de São João.
Onde assistir o SAG’s?
Mas o pior da noite foi a falta de respeito da TNT com os fãs de cinema no Brasil. Eles exibiram o Miss Universo e deixaram o SAG’s para hoje. A TNT é um canal da Turner, que tem várias outras opções para exibir um evento como esse. Até o seu próprio site. É claro que entendo que eles prefiram mostrar o Miss Universo, que dá muito mais audiência. Mas poderia ter usado outro de seus canais, como o TBS, para permitir que o público assistisse o evento no Brasil. E evitaria que muita gente apelasse para sites piratas para poder acompanhar a premiação. Péssimo posicionamento!
Abaixo você pode ver a lista dos vencedores da noite:
CINEMA
ELENCO – Estrelas Além do Tempo
ATOR – Denzel Washington – Fences / Um Limite Entre Nós
ATRIZ – Emma Stone – La La Land – Cantando Estações
ATOR COADJUVANTE – Mahershala Ali – Moonlight – Sob a Luz do Luar
ATRIZ COADJUVANTE – Viola Davis – Um Limite Entre Nós
ELENCO – DRAMA – Stranger Things
ELENCO – COMÉDIA – Orange is the New Black
ATRIZ – DRAMA – Claire Foy – The Crown
ATOR – COMÉDIA – William H. Macy – Shameless
ATRIZ – COMÉDIA – Julia Louis-Dreyfus – Veep
ATOR – TELEFILME/MINISSÉRIE – Bryan Cranston – Até o Fim
ATRIZ – TELEFILME/MINISSÉRIE – Sarah Paulson – The People vs O.J. Simpson: American Crime Story