Com o resultado do SAG´s ontem à noite (25), e mais Globo de Ouro e o Prêmio dos Críticos, algumas coisas parecem certas para o Oscar. As vitória de Julianne Moore, J.K.Simmons e Patricia Arquette como atriz e ator e atriz coadjuvantes. Já o fato que Eddie Redmayne levou o prêmio de ator por A Teoria de Tudo ontem deixou as coisas mais difíceis de prever nessa categoria. Eddie ou Michael Keaton (por Birdman)? Difícil dizer. Ambos estão ótimos. Mas se eu fôsse votar, minha escolha seria Eddie, também por seu esforço físico, que nada deixa a dever a um Daniel Day-Lewis (Meu Pé esquerdo).
Mas ontem o Sindicato dos Atores também consagrou Birdman (e Michael Keaton por tabela), quando o filme foi premiado pelo melhor elenco. Na sala de imprensa o próprio Michael Keaton disse “Os atores adoram esse filme!” Quando todo o elenco subiu ao palco para os discursos também houve o momento”vídeo cassetada” da noite. Naomi Watts tropeçou na cauda do vestido de Emma Stone e quase foi ao chão. Veja o momento exato (e a cara de Emma Stone):
Outro momento que deu o que falar foi a “visita” de Jennifer Aniston à mesa de Julia Roberts e Meryl Streep. Todo mundo ficou se perguntando sobre o que estas três conversaram…
O SAG´s deixou bem claro que não tem preconceitos. Muito se falou sobre a falta de diversidade do Oscar. Aqui foram premiadas tanto Uzo Uduba como Viola Davis. As duas, aliás, foram responsáveis por momentos de grande emoção. Uzo, que foi uma das surpresas da noite ao ganhar o prêmio de melhor atriz de comédia por Orange is the New Black (comédia??), ficou extremamente surpresa e emocionada. Agradeceu às companheiras de elenco e todos aqueles que a ajudaram
Outra que se emocionou foi Viola Davis, que venceu pesos-pesados como Julianna Margulies e Claire Danes, por How to get away with murder (ainda inédita aqui). Agradeceu aos produtores da série por escolhê-la para o papel.
Uma forma de agradecer diferente foi a de Mark Ruffalo, que não foi a festa. Ele venceu o prêmio de melhor ator de filme para TV ou minissérie por the Normal Heart. Ele usou o twitter para dizer que estava dormindo e foi acordado pela mulher e pelos filhos e agradeceu ao diretor, equipe do filme, aos atores que votaram nele. E ainda mandou pelo instagram uma foto sua na cama. Pode ser mais moderno?
Outra surpresa da noite foi a escolha de Downton Abbey como o melhor elenco de série dramática. Sim, são todos muito bons (e ainda tem Maggie Smith) mas Game of Thrones deveria ter levado. Essa é a segunda vitória da série inglesa em três anos (ano passado Breaking Bad levou). Não é para tanto né?
É claro que um dos momentos mais legais foi a homenagem à Debbie Reynolds por sua carreira. Todo mundo na platéia parecia sorrir com aprovação pelo reconhecimento. Ela brincou com a filha, Carrie Fisher, que lhe entregou o prêmio. Disse que seu filme preferido era Cantando na Chuva e também que “um de meus filmes favoritos é A Inconquistável Molly e nele há uma canção I Ain’t Down yet, (algo como “eu ainda não terminei”). Bem, I ain´t (eu não!)” Maravilhosa!
Abaixo está a lista dos vencedores. O evento será exibido hoje na TNT e no TBS a partir das 22.30 horas.
Elenco em Filme de Cinema – Birdman
Ator de Cinema – Eddie Redmayne – A Teoria de Tudo
Atriz de Cinema – Julianne Moore – Para Sempre Alice
Atriz coadjuvante – Patricia Arquette – Boyhood – Da Infância à Juventude
Ator Coadjuvante – J.K.Simmons – Whiplash: Em Busca da Perfeição
Elenco em Série Dramática – Downton Abbey
Atriz em Série Dramática – Viola Davis – How To Get Away with Murder
Ator em Série Dramática – Kevin Spacey – House of Cards
Atriz em Filme para Tv ou Minissérie – Frances McDormand – Olive Kitteridge
Ator em Filme para TV ou Minissérie – Mark Ruffalo – The Normal Heart
Elenco em Série de Comédia – Orange is the New Black
Atriz em Série de Comédia – Uzo Uduba – Orange is the New Black
Ator em Série de Comédia – William H.Macy – Shameless
Elenco de Dublês em série de TV – Game of Thrones
Elenco de Dublês em Filme de Cinema – Invencível