O European Film Awards não é tão famoso como outros prêmios de cinema de velho continente, como o BAFTA e o Goya. Mas, de qualquer maneira, também é um reconhecimento importante para o cinema a indústria cinematográfica local. Os escolhidos deste ano foram anunciados em um evento em Sevilha hoje. E, é bom lembrar que , normalmente, o vencedor aqui tem sido sempre indicado ao Oscar de Filme Estrangeiro. E vários ganharam (Ida – também de Pawel Pawlikowski – , A Grande Beleza, Amour). Em 2017, entretanto, The Square foi o vencedor no EFA, mas no Oscar de filme estrangeiro quem levou foi o chileno Um Mulher Fantástica.
O grande vencedor do EFA deste ano foi Guerra Fria, programado para estrear nos cinemas por aqui em fevereiro. O filme se passa durante a Guerra Fria. Entre a Polônia stalinista e a Paris boêmia dos anos 50, um músico amante da liberdade e uma jovem cantora com histórias e temperamentos completamente diferentes vivem um amor impossível. Guerra Fria já levou o prêmio de diretor em Cannes (Pawel Pawlikowski), além de ter sido escolhido como filme estrangeiro do ano pelo National Board of Review e pelo New York Film Critics.
No EFA, ele levou quatro prêmios, Filme, Diretor (Pawel Pawlikowski), Atriz (Joanna Kulig) e Roteiro. Um dos meus filmes favoritos deste ano, A Morte de Stalin, levou o prêmio de melhor comédia
FILME – Guerra Fria
DOCUMENTÁRIO – Bergman — A Year In A Life
DIRETOR – Pawel Pawlikowski, Guerra Fria
FAVORITO DO PÚBLICO – Me Chame pelo seu Nome
CURTA-METRAGEM – The Years
COMÉDIA – A Morte de Stalin
ATRIZ – Joanna Kulig, Guerra Fria
ROTEIRO – Guerra Fria
ANIMAÇÃO – Another Day Of Life
DESCOBERTA – PRIX FIPRESCI – Girl, de Lukas Dhont
ATOR – Marcello Fonte, Dogman
CO-PRODUTORES – PRIX EURIMAGES – Konstantinos Kontovrakis and Giorgos Karnavas