Está quase chegando! Amanhã(28) tem o Oscar 2016 ou aquele que será conhecido como o ano que Leoanrdo DiCaprio ganhou, colocando um ponto final em sua síndrome de Al Pacino (que também demorou séculos para ser reconhecido pela Academia). Abaixo você pode ver todos os nomes confirmados até agora (mas é claro que podemos esperar alguma surpresa). Além disso, quem vai interpretar as canções, bem como um número misterioso especial. E, é claro, quem já ganhou nos outros eventos do Oscar, criados como uma tentativa de deixar a cerimônia oficial, apresentada por Chris Rock, mais rápida.
Olhando a lista está claro que a Academia está tentando amenizar as críticas que sofreu com a campanha #Oscarssowhite, que ressaltava o fato que só há candidatos brancos entre os atores pelo segundo ano seguido. Negros, hindus, latinos, asiáticos, todos estão representados. Os produtores David Hill and Reginald Hudlin soltaram um comunicado há uma semana dizendo que “o show deste ano reflete o comprometimento de mostrar a contribuição cinematográfica de uma variedade de gêneros e esta lista de apresentadores representa isso.” Além deles, os vencedores do ano passado, J.K. Simmons, Eddie Redmayne,Patricia Arquette e Julianne Moore, também entregarão prêmios para seus sucessores.
São eles: Abraham Attah, Cate Blanchett,Emily Blunt, Louis C.K., Steve Carell, Priyanka Chopra, Common, Russell Crowe, Benicio del Toro, Chris Evans, Tina Fey, Ryan Gosling, Louis Gossett,Jr., Kevin Hart, Quincy Jones, Michael B. Jordan, Lady Gaga, Byung-hun Lee, Jennifer Garner, Whoopi Goldberg, Jared Leto, Rachel McAdams, Olivia Munn,Dev Patel, Daisy Ridley, Margot Robbie, Jason Segel, Andy Serkis, Sarah Silverman, Sam Smith, Charlize Theron, Jacob Tremblay, Sofía Vergara, Kerry Washington, The Weeknd, Pharrell Williams, Morgan Freeman, J.J. Abrams, John Legend, Henry Cavill, Sacha Baron Cohen e Reese Witherspoon.
O músico Dave Grohl do Foo Fighters também está confirmado para interpretar um número musical, ainda misterioso. Já a maioria das canções indicadas deverá ter seu intérprete oficial para cantar durante a festa: Sam Smith(Writing’s on the Wall de 007 contra Spectre), The Weeknd (Earned it, de 50 Tons de Cinza), Lady Gaga (Till it happens to you, do documentário The Hunting Ground). As duas outras, Manta Ray, do documentários Racing Extinction, e Simple Song #3, do filme de Paolo Sorrentino, Youth, não serão apresentadas. O motivo, segundo a Academia, são “restrições de tempo”. O fato que as músicas e seus intérpretes, Anohni (o transgênero antes conhecido como Anthony Hegarty), e a soprano sul-coreana Sumi Joe (que já ganhou um Grammy) não são conhecidos, deve ter pesado muito na balança, já que a audiência é medida minuta a minuto. E além disso, Simple Song #3 tem intermináveis cinco minutos de duração. Não ia dar mesmo.
Também só veremos algumas cenas do evento que premiou os destaques científicos e técnicos, que aconteceu no último dia 13. Olivia Munn e Jason Segel foram os apresentadores. Na ocasião, 10 prêmios foram entregues. Entre os vencedores estavam Ronald Mallet and Christoph Bregler pelo design e engenharia do Geometry Tracker da Industrial Light & Magic, tecnologia usada em Star Wars: O Despertar da Força, que concorre ao Oscar de Efeitos Visuais, e Michael John Keesling pelo design e desenvolvimento do Image Shaker, um sistema ótico que cria a ilusão da câmera tremendo em um maneira variável e repetitiva.
Mas o que eu sinto mais falta mesmo no dia do Oscar é da emoção das homenagens com os prêmios honorários para aqueles que quase nunca ganharam o seu próprio, mas mereciam. Este ano os escolhidos foram Gena Rowlands e Spike Lee (não entendi essa, é muito cedo para ele) em um evento a parte, que aconteceu em novembro. Além deles, Debbie Reynolds também recebeu o Jean Hersholt Humanitarian Award, por seu trabalho humanitário. Mas como ela estava doente, não pode comparecer, e foi representada por sua neta Billie Lourd. Veja aqui o texto do Blog de Hollywood falando sobre isso na época
A transmissão do Oscar amanhã (28) na TV começa no Canal E!, com o tapete vermelho a partir das 19.30 horas. Já a TNT iniciará sua transmissão também com uma parte do tapete vermelho, às 20.30h horas, e com a cerimônia propriamente dita em seguida, com comentários do expert Rubens Ewald Filho. Aqui no Blog de Hollywood a cobertura será ao vivo, com posts no Facebook, Instagram e Twitter a partir também das 19.30 horas.