Oscar chegando, e esse ano o Brasil entrou definitivamente na onda, rsrs. Com as três indicações de Ainda estou Aqui, parece que tudo virou final de campeonato. E com isso tem até açougue falando sobre Oscar, e as subcelebridades dando a entender que sabem tudo sobre a premiação, rsrs. Mas está tudo certo, acho ótimo que as pessoas tenham redescoberto a premiação.
Eu já assisti todos os candidatos das principais premiações. Faltaram alguns de curta-metragem, documentário, e por isso não vou comentar essas categorias. Mas entre as demais, veja aqui quem eu acho que irá levar o Oscar, e quem deveria ser o ganhador. A opinião sobre quem efetivamente levará se baseia em publicações norte-americanas e bolsas de apostas. E quem eu acho que vai ganhar, é a minha opinião mesmo (e não precisa xingar se for diferente da sua, tá?).
Eu espero você para acompanhar os melhores momentos do tapete vermelho e todos os premiados nas redes sociais do Blog de Hollywood – é neste domingo a partir das 18 horas. O evento será transmitido pela TNT, MAX e pela Globo. O tapete vermelho começa às 18 horas no canal USA – o canal estará com sinal aberto.
Filme
Vai ganhar – Anora
Deveria ganhar – Conclave
Anora virou modinha. Eu sinceramente acho que ele tem uma primeira parte bem chatinha, e uma segunda parte brilhante. Mas não se compara com a beleza, a classe e a inteligência de Conclave. Correndo por fora tem ainda O Brutalista, que é um belo filme, mas um tanto desigual. Veja abaixo a minha lista por ordem:
1 – Conclave
2 – A Substância
3 – Ainda Estou Aqui
4 – Duna Parte 2
5 – Emília Pérez
6 – O Brutalista
7- Wicked
8 – Anora
9 – Um Completo Desconhecido
10 – Nickel Boys (a crítica sai mais tarde)
Ator
Vai ganhar – Adrien Brody ( O Brutalista)
Deveria ganhar – Adrien Brody (O Brutalista)
Adrien Brody vinha sendo tratado como certeza para o prêmio, mas aí Timothée Chalamet ganhou o SAG Awards. Embolou um pouco. Mas mesmo assim ainda creio que o prêmio irá novamente para Brody (ele já ganhou com O Brutalista). Veja minha lista por ordem:
1 – Adrien Brody
2 – Ralph Fiennes
3 – Colman Domingo
4 – Sebastian Stan
5 – Timothée Chalamet
Atriz
Vai ganhar – Demi Moore (A Substância)
Deveria ganhar – Demi Moore (A Substância)
Essa é a categoria mais esperada e também a mais embolada. Sei que muita gente irá contra mim porque acho que Demi deveria ganhar. Mas eu tenho uma explicação. Sou fã de Demi há muito tempo. Sempre a achei uma grande atriz, mesmo em Até o Limite da Honra. E ver sua entrega completa em A Substância, numa papel tão perto da realidade, o de uma mulher que “acabou” porque chegou aos 50, é emocionante. Fernanda está sensacional. Se fosse num ano que não tivesse essa atuação de Demi, seria facilmente a minha preferida. Meu único medo é que resolvam dar para a garotinha sem graça de Anora. Veja minha lista por ordem:
1 – Demi Moore
2 – Fernanda Torres
3 – Cynthia Erivo
4 – Mikey Madison
5 – Karla Sofia Gascon
Ator coadjuvante
Vai ganhar – Kieran Culkin (A verdadeira dor)
Deveria ganhar – Edward Norton ( Um completo desconhecido)
Esse ano ficou claro o problema da divisão entre coadjuvantes e principais. Especialmente nos casos de Emilia Perez, Wicked e aqui em A Verdadeira Dor. Kieran Culkin é co-protagonista do filme. E, apesar de excelente, é covardia concorrer com outros que efetivamente são coadjuvantes. Por isso escolhi Edward Norton, que é a melhor coisa de Um Completo Desconhecido, como o melhor coadjuvante. Veja minha lista por ordem.
1 Edward Norton
2 Kieran Culkin
3 Jeremy Strong
4 Yuri Borisov
5 Guy Pearce
Atriz coadjuvante
Vai ganhar – Zoe Saldana (Emília Perez)
Deveria ganhar – Zoe Saldana (Emília Perez)
A regra dos coadjuvantes também deveria se aplicar aqui. Entretanto não creio que exista ninguém nessa lista de cinco que tenha uma atuação que valha um Oscar além de Zoe Saldana (talvez Isabella Rossellini). Por isso, mesmo com a injustiça dela ser uma atriz principal vencendo como coadjuvante, o prêmio deve ser dela.. Veja minha lista por ordem.
Direção
Vai ganhar – Sean Baker (Anora)
Deveria ganhar – Coralie Fargeat ( A Substância)
Sean Baker ganhou o prêmio do Sindicato dos Diretores, e provavelmente levará o Oscar, talvez também como premiação por sua luta no cinema independente. Brady Corbett, de O Brutalista, corre por fora. Mas na minha opinião, Coralie Fargeat, de A Substância, deveria ser a premiada, por um filme tão diferenciado, e tão assustador. Gosto muito. Na verdade, minha escolha seria Edward Berger, de Conclave, mas ele foi chocantemente esnobado. Uma pena!
1 – Coralie Fargeat
2 – Brady Corbett
3 – Sean Baker
4 – Jacques Audiard
5 – James Mangold
Filme em língua não inglesa
Vai ganhar – Ainda Estou Aqui
Deveria ganhar – Ainda Estou Aqui
Não devemos nos enganar, Emília Perez ainda é uma ameaça. Mas creio que tudo indica que Ainda estou Aqui vai trazer o primeiro Oscar de filme estrangeiro para o Brasil – merecidamente.
Animação
Vai ganhar – Robô Selvagem
Deveria ganhar – Flow
Eu adoro Robô Selvagem. Era meu grande favorito, até ver Flow. Um filme sem diálogos, com uma técnica de animação totalmente diferenciada, um roteiro que permite que você faça sua própria interpretação segundo aquilo em que acredita. E ainda uma produção que vem da Letônia!
E ainda…
Roteiro original
Vai ganhar – A Verdadeira Dor
Deveria ganhar – Setembro 5
Roteiro Adaptado
Vai ganhar – Conclave
Deveria ganhar – Conclave
Fotografia
Vai ganhar – O Brutalista
Deveria ganhar – Nosferatu
Figurino
Vai ganhar – Wicked
Deveria ganhar – Wicked
Montagem
Vai ganhar – Conclave
Deveria ganhar – Conclave
Cabelo e Maquiagem
Vai ganhar – A Substância
Deveria ganhar – A Substância
Design de Produção
Vai ganhar – Wicked
Deveria ganhar – Nosferatu
Trilha Sonora
Vai ganhar – O Brutalista
Deveria ganhar – Robô Selvagem
Canção
Vai ganhar – El Mal (Emilia Perez)
Deveria ganhar – Never Too Late (Elton John: Never Too Late)
Som
Vai ganhar – Duna Parte 2
Deveria ganhar – Robô Selvagem
Efeitos Visuais
Vai ganhar – Duna Parte 2
Deveria ganhar – Better Man
