Por que? Ontem aconteceu em Los Angeles o prêmio do Sindicato dos Produtores. E uma surpresa enorme aconteceu. Pela primeira vez em seus 25 anos de história, um empate aconteceu na categoria de melhor filme. Gravidade e 12 anos de Escravidão venceram a disputa entre os 10 candidatos. Com isso, a disputa para o Oscar de melhor filme fica ainda mais embolada.
De todos os 24 vencedores do prêmio do sindicato, 17 levaram a estatueta de melhor filme no Oscar. E venceram nos últimos seis anos consecutivos. Ou seja, qual dos dois vai ganhar ? Ficou bem mais difícil de saber.
O sindicato dos produtores tem mais ou menos o mesmo número de votantes do Oscar: 6000. O sistema também é similar. Você não vota simplesmente no melhor filme. O votante tem que colocar os 9 (ou 10 no caso do sindicato) filmes em ordem de preferência. Todos os votos que tiveram um determinado filme em primeiro lugar são colocados numa pilha diferente. E assim sucessivamente com todas as colocações. Aqueles menos votados vão saindo da disputa e seus votos são remetidos para os próximos filmes mais bem colocados que ainda estão na disputa. Aquele que conseguir o maior número de votos é o vencedor. Isso significa que Gravidade e 12 anos de escravidão tiveram exatamente o mesmo número de votos quando colocados um contra o outro. Complicado e mais incrível ainda que os dois tenham tido exatamente o mesmo número não?
Entre os filmes finalistas dos Sindicato estavam os também indicados ao Oscar Capitão Phillips, Trapaça, Clube de Compras Dallas, Ela , Nebraska e O Lobo de Wall Street. Blue Jasmine e Walt nos bastidores de Mary Poppins não conseguiram entrar na lista do Oscar enquanto Philomena não pegou uma indicação para o Sindicato.
Entre os outros prêmios da noite, Frozen – uma aventura congelante foi a melhor animação o que o torna uma barbada para o Oscar. Entre os vencedores de TV, Modern Family e Breaking Bad venceram como melhor comédia e drama respectivamente. Behind the candelabria continuou sua carreira de vitória , levando o prêmio de Melhor programa de TV em formato longo.
Eduardo Pepe
20 de janeiro de 2014 às 6:15 pm
Isso reafirma que O. Russel ainda não vai conseguir seu desejado oscar de direção e no máximo levara um de roteiro, embora Ela mereça mais.
Eliane
20 de janeiro de 2014 às 10:26 pm
Dia 1 de fevereiro será o prêmio do sindicato dos roteiristas, Eduardo. Aí veremos quem será o favorito no prêmio de roteiro. Mas hoje ainda apostaria minhas fichas em Ela.
Eduardo Pepe
21 de janeiro de 2014 às 5:24 pm
Espero que você esteja certa, mas que o filme de O. Russel leva roteiro original, mesmo que “Ela” esteja ganhando tudo e mereça mais, porque acho difícil a academia deixar “Trapaça” voltar de mãos vazias.