Houve um tempo, na época de Lost (que estreou na Netflix), que Matthew Fox era um super astro. Ele fazia o papel principal na série – Jack – e ganhava 225 mil dólares por episódio (eram mais de 20 por temporada…). Mas quando a série terminou, ele praticamente sumiu. Mas agora parece que a história está mudando. Aos 58 anos, ele fará parte de dois grandes projetos para TV/streaming. Um deles, inclusive é o spinoff de Yellowstone.
Mas o que aconteceu entre o fim de Lost e 2024?
Matthew terminou a série em 2010 parecendo que seria mais um ator que saía de uma série para virar superstar. E logo ele fechou três projetos. Só que o policial de ação Alex Cross e o drama de guerra Emperor (que é muito bom) foram mal de bilheteria. Mas o pior aconteceu mesmo com Guerra Mundial Z. Ele, que era para ter um importante papel, acabou ficando só com duas cenas só de longe. A explicação oficial foram as mudanças no roteiro, mas alguns dizem que os problemas pessoais do ator forma responsáveis pelo seu corte. Ele sofreu a acusação de socar uma mulher várias vezes porque esta não o deixou entrar num ônibus de festa na cidade de Cleveland. Matthew nunca foi preso, e a ação civil da mulher eventualmente foi cancelada.
Na época, seu co-astro de Lost, Dominic Monaghan, teria dito “Ele bate em mulheres. Não são incidentes isolados. Sempre.”. Matthew teria dito que o que aconteceu na ocasião foi uma briga entre ele e outro homem, e a mulher teria tentado se aproveitar da situação.
Seja como for, Matthew ainda fez mais um filme, No Rastro da Maldade, em 2015. Apesar das boas críticas, o filme foi mal nas bilheterias. Foi quando Matthew anunciou que iria se afastar da carreira de ator por não estar recebendo propostas que lhe interessavam. Com isso, ele andou escrevendo música e roteiros, além de produzir. Matthew ainda ensaiou alguns retornos. Em 2022, fez a minissérie Last Light, com Joanne Froggatt (Downton Abbey). Em 2023 foi a vez de C*A*U*G*H*T*, uma sátira feita na Austrália.
E em 2024…
Agora Matthew parece disposto a retomar sua carreira. Segundo o site Deadline, ele fechou dois grandes projetos. O primeiro é a série The Assassin, atualmente em desenvolvimento no MAX. Ela se baseia na série de livros de Tom Wood, sobre um assassino conhecido como Victor (Matthew Fox). Depois da traição de um cliente anônimo, ele sofre a perseguição de diversos inimigos, além da CIA, e outro assassino contratado para matá-lo.
Mas antes disso deveremos vê-lo no spinoff de Yellowstone, Madison. A série terá Michelle Pfeiffer no papel principal como Stacy Clyburn, uma matriarca que se muda com a família de Nova York para o Madison River Valley após a morte de seu marido. Os eventos da série se passarão logo após os acontecimentos de Yellowstone. Matthew será Paul, um solteirão que ama o ar livre. O fim de Yellowstone será lançado em novembro. Madison deverá estrear em 2025.