Me lembro bem a primeira vez que vi uma atuação incrível de Allison Janney. Faz tempo! Foi como a Secretária de Imprensa C.J.Cregg em The West Wing. Na terceira temporada, no episódio The Women of Qumar, a personagem não consegue conter sua raiva após descobrir que o governo americano resolveu vender armas para um país chamado Qumar, conhecido por seu histórico de abuso de mulheres. Foi brilhante, tanto que foi o episódio submetido ao Emmy, que ela acabou ganhando naquele ano (teve outros três somente por esse papel). Desde então, venho acompanhando os diversos momentos de Allison Janney, tanto no cinema como na TV, tanto no drama como na comédia. E cada vez ela parece mais interessante e boa atriz.
No cinema, ela não teve tantas boas oportunidades como na TV. Mas ganhou prêmios como parte do elenco de As Horas, Histórias Cruzadas e Hairspray. Mas suas participações em séries são sempre especiais. Ela tem um pequeno papel recorrente em Masters of Sex (disponível no serviço de streaming HBO Go), que é pequeno, mas tão forte, que lhe rendeu outros tantos prêmios, inclusive o Emmy e o Critics Choice. Ela começa a série com um casamento quase ideal com Beau Bridges (igualmente perfeito). Mas logo descobre que o marido é gay. A princípio, tenta levar a vida como se a situação não existisse. E nesses momentos, vale a pena ver sua atuação. A separação e uma outra tentativa de um novo romance destrutivo dão ainda mais oportunidades para atriz. Vale a pena conhecer.
Mas atualmente o seu grande carro-chefe é a série Mom, cuja terceira temporada estreia hoje (17), às 20 horas, no Warner Channel. A química entre Allison e Anna Faris, que faz sua filha, é ótima. Nesta temporada, como se não bastasse para as duas ter que lidar com seus complicados relacionamentos, Bonnie (Allison) e Christy (Anna) vão receber um novo integrante de sua família já nos primeiros episódios. A mãe biológica e distante de Bonnie, Shirley (participação especial da grande Ellen Burstyn, a estrela de O Exorcista) chega à cidade, e leva mãe e filha a repensarem tudo que sabiam sobre perdão. Já imaginou ver as cenas entre Ellen e Allison? Provavelmente teremos que ver de joelhos!
A terceira temporada da série também terá outras novidades em seu elenco, com a entrada de Beth Hall, conhecida como a chorona Wendy, e Jaime Pressly, a amalucada Jill, ambas do grupo de Alcóolatras Anônimos das protagonistas.
Mas pensa que é só isso para Allison Janney? Que nada, ela tem mais três filmes já programados para estrear em 2016. O drama Tallulah, novamente ao lado de Ellen Page, com quem ele atuou em Juno; a super-produção de aventura/fantasia O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, com Eva Green e dirigida por Tim Burton; e A Garota no Trem, que ela está filmando agora ao lado de Emily Blunt. Ufa! Nós, os fãs, agradecemos!