Quando eu era menina, os heróis da DC Comics eram o máximo. Adorava a Liga da Justiça, que reunia boa parte deles. O tempo passou e a DC Comics acabou ficando para trás na competição com a Marvel, com seus filmes de Homem de Ferro, Capitão América e Thor. Agora a DC parece querer correr atrás do prejuízo. Anunciou várias produções que chegarão ao cinema nos próximos anos e também vem investindo pesadamente nas séries de TV. Depois de Smallville e do sucesso atual de Arrow, outros heróis estão chegando agora à TV.
Gotham é a primeira a estrear por aqui. Tem a vantagem de trazer personagens bem conhecidos do público, que fazem parte do universo das histórias de Batman. Em Gotham, o herói é o detetive James Gordon (Ben McKenzie), que todos nós conhecemos como o comissário Gordon, que foi vivido por Gary Oldman nos filmes de Batman estrelados por Christian Bale. A série mostra o início de sua carreira na polícia de Gotham City ao lado do seu parceiro Harvey Bullock (Donal Logue, da série Vikings). A cada episódio eles investigarão casos como o do menino Bruce Wayne (David Mazouz), que acabou de perder seus pais assassinados num beco, caso deste primeiro. Também vai mostrar o início de carreira de figuras conhecidas como Pinguim (Robin Lord Taylor, ótimo no papel, destaque do primeiro episódio), Hera Venenosa (Claire Foley) e o Charada (Cory Michael Smith). A série vai também apresentar um novo personagem, Fish Mooney, uma vilã vivida por Jada Pinkett Smith. Fish é a proprietária de um clube noturno e chefe de uma gangue capaz de ler a mente das pessoas.
Gotham era uma das mais aguardadas novas séries da TV americana desta temporada. Estreou semana passada por lá e vai chegar no Brasil amanhã, dia 29, às 22.30h pelo Warner Channel. O primeiro episódio conseguiu manter a atenção, apresentando um universo universo sombrio como os dos filmes de Batman. Fico especialmente feliz ao ver que Ben McKenzie pode ter uma oportunidade em um trabalho que deverá lhe dar grande projeção. Eu o conheci quando ele esteve por aqui para promover a sua série anterior, Southland. Ben me passou uma imagem de ator muito sério, sempre preocupado em melhorar como ator. Mais uma razão para assistir Gotham.
Eliane Munhoz