The Quarterback,o episódio de Glee que será exibido hoje as 18.15 no canal Fox, é um dos melhores que vi nesta temporada, chamada fall season (junto com o ainda inédito por aqui Hitting the Fan, de The Good Wife), que estreou em setembro/outubro nos Estados Unidos. A maioria das pessoas desprezaria ou daria risada ao me ouvir dizer isso. Porque é Glee, porque é um musical e porque é uma série para jovens adultos. Sugiro a estas pessoas que assistam o episódio de hoje e tentem resistir a emoção presente em todos os momentos.
Como todos sabem, Cory Monteith, o ator principal da série, morreu em julho do ano passado de overdose de drogas. Glee tinha sido interrompida durante as férias do verão americano e retornaria no final de setembro. Com a morte do ator, os produtores, que já tinham os dois primeiros episódios (só com músicas dos Beatles) totalmente escritos, fizeram algumas pequenas alterações mas foram em frente. Segundo o produtor e criador Ryan Murphy,” ir em frente” foi decidido somente após uma conversa com Lea Michele, atriz principal e também namorada de Cory na vida real. Ele ainda ressaltou que a série só continuou porque Lea concordou senão eles poderiam ter parado ali mesmo.
Após os dois episódios dos Beatles, foi exibido The Quarterback, onde o personagem Finn Hudson morre. Não se fala do que ele morreu durante o episódio. Kurt (personagem de Chris Colfer, que era irmão de Finn na série) explica que se passaram três semanas do funeral e todos os amigos do clube glee estão voltando para a cidadezinha de Lima para juntos celebrarem Finn e como ele foi importante para todos.
Atores que já haviam saído da série como Puck (Mark Salling), Amber Riley ( Mercedes), Mike (Harry Shum Jr.), Emma (Jayma Mays) retornam e todos tem cenas extremamente tocantes, cantando (ou não). Uma das mais fortes é quando Santana (Naya Rivera, ótima), tenta cantar uma música de homenagem a Finn e acaba tendo um ataque de choro e histeria. Outra cena maravilhosa é quando a mãe de Finn (Rosy Rosemont, incrível) está separando as roupas de Finn que serão mandadas embora junto com Kurt e seu pai.
Lea Michele só aparece na última parte. Canta a música de Bob Dylan, recentemente interpretada por Adele, Make you feel my love. Tão triste. É impossível avaliar o que a atriz passou naquele momento e no seguinte. A cena de Lea com Matthew Morrison, quase no final do episódio é de fazer chorar muito. Por tudo que se perdeu. Seja na vida real, para Lea e para nós, que não veremos mais um ator tão especial. Seja em Glee, que ainda passa por várias reformulações para achar um caminho sem seu Quarterback.
Eliane Munhoz