Não se sabe se é real ou apenas uma forma de promover a nova temporada de American Horror Story (American Horror Story: Coven), que aqui no Brasil apresentou seu terceiro episódio , no canal Fox. Mas Jessica Lange fez um grande barulho na semana passada ao anunciar que sua aposentadoria está próxima. Em uma entrevista ao jornal LA Times, ela falou com todo o brilho de uma grande estrela: “Estou chegando ao fim da arte de atuar. Eu tenho uma lista: mais uma peça, um ou dois filmes, mais uma temporada de Americana Horror Story… e é isso para mim. Porque eu acho que é suficiente. Porque quero sair de cena com um estouro (with a bang)… ou será que deveria dizer com um susto (with a scare)?”.
A brincadeira tem uma razão de ser. Afinal, American Horror Story apresentou Jessica para toda uma nova geração de fãs. Esta terceira temporada onde a atriz faz uma bruxa elegantemente vestida de preto, é um grande sucesso de crítica e público (sua estreia teve 5.5 milhões de espectadores).”A série me proporcionou uma nova energia. Para mim e para minha carreira. E também uma experiência estranha. Não estou acostumada a ouvir jovens dizerem que sou cool”
Não só os jovens, mas todos reconhecem o incrível talento da diva. Vencedora de dois Oscars: atriz coadjuvante por Tootsie (82) e atriz por Céu Azul (94) , Jessica foi uma unanimidade nos prêmios de televisão com American Horror Story. Em sua primeira temporada, onde ela fazia uma vizinha da casa assombrada, que gostava de fazer uns estranhos bolinhos, ela ganhou o SAG, o Globo de Ouro e o Emmy. Na segunda temporada, teve indicações também por sua freira, que chefiava um asilo de loucos, e que gostava de usar lingerie vermelha por baixo do hábito. E a tradição deve se repetir na terceira temporada, com sua bruxa elegante. (Para quem não conhece, cada temporada da série tem uma história diferente, com personagens e situações sem ligação. Jessica e Evan Peters são os únicos que estiveram em todos os episódios mas com personagens diferente em cada temporada.)
Todos estes personagens com um lado negro fazem parte de uma tradição na carreira de Jessica. Começando com sua estreia em King Kong, seguida pelo Anjo da Morte em O Show deve continuar. E com o ápice de seu talento, como Frances Farmer em Frances. Nunca, nem antes, nem depois, muito menos naquele ano, quando perdeu o Oscar de melhor atriz para Meryl Streep, tive a oportunidade de ver uma atuação tão visceral e completa. Uma atriz totalmente entregue a um personagem. Na TV não foi diferente. Sua Blanche DuBois em Um Bonde chamado Desejo e a aristocrata Big Edie de Grey Gardens são atuações neuroticamente poderosas e, como tal, inesquecíveis.
“Nunca fui uma personalidade solar! Nunca fui muito expansiva, sou uma pessoa solitária . Estas áreas da psicologia humana que eu gosto de explorar, provavelmente representam uma tentativa subconsciente de entender meu lugar no mundo. Não tem sido fácil. Algumas vezes, tem sido meu próprio terror”.
Enquanto pudermos, nós, fãs incondicionais de seu trabalho, só podemos sentar e aplaudir .
American Horror Story: Coven é exibido no canal Fox, todas as terças, as 23.15h. As duas primeiras temporadas estão disponíveis em DVD pela Fox Home Entertainment.
Eliane Munhoz