Como fã de The Walking Dead, é claro que estou aguardando com ansiedade a estreia de Fear the Walking Dead, a nova série dos mesmos produtores, que vai mostrar o início do apocalipse zumbi. Esta semana foram divulgados vários detalhes sobre a série, inclusive o poster oficial, que mostra jovens jogando basquete tranquilamente enquanto um zumbi vem chegando. Ou seja, ao contrário de Rick Grimes e seu grupo na série mãe, aqui ninguém está preparado para o que pode acontecer.
A série teve um painel na Comic-Con na semana passada, onde foi mostrado pela primeira vez o trailer oficial. Assustador, com um clima parecido e , ao mesmo tempo, diferente de The Walking Dead. Foi, segundo pesquisa da revista AdWeek, um dos vídeos mais na ocasião. Se ainda não viu, dê uma olhada:
Não há conexão (pelo menos por enquanto) com os personagens de The Walking Dead. Aqui o núcleo central é uma família estendida, que mora em Los Angeles. Kim Dickens (que recentemente foi a policial em Garota Exemplar) é Madison Bennett, uma viúva, que trabalha como conselheira de uma escola. Ela tem dois filhos, o viciado em drogas Nick (Frank Dillane) e a popular Alicia (Alycia Debnam-Carey). Madison está noiva de Travis Manawa (Cliff Curtis), um professor de inglês na mesma escola, que tem uma guarda compartilhada de seu filho Chris (Lorenzo James Henrie) com a ex-mulher Liza (Elizabeth Rodriguez). No trailer também é possível ver outro personagem importante na trama, o barbeiro Daniel Salazar (o cantor e ator ocasional Ruben Blades) , pai de Ofelia (Mercedes Mason).
Isso deixa claro que, ao contrário de The Walking Dead, que mostra como estranhos podem se tornar uma família com o objetivo de sobreviver, Fear… é um drama familiar, como seu próprio elenco gosta de ressaltar. Sobre como famílias podem lidar com os problemas naturais de um apocalipse zumbi. Apesar de que, como ele está no início, não existem tantos zumbis ainda como em The Walking Dead. Com isso, parece um pouco similar à Guerra Mundial Z, com Brad Pitt (que terá uma sequência já anunciada) ou mesmo a série The Strain, de Guillermo del Toro, agora em sua segunda temporada.
De qualquer maneira, não tenha esperanças de descobrir a razão do início de tudo, de como os zumbis começaram a aparecer. Robert Kirkman, o criador, já disse que isso não será abordado nem nas séries e nem nos quadrinhos. Segundo David Erickson (de Sons of Anarchy), responsável pela nova série, “Para Robert, a situação nunca foi sobre o que causou; sempre foi sobre o impacto que isso teve nas pessoas. Ele sempre disse – e é isso que tentamos montar como a âncora da série: seus pais se divorciaram ou lá estão os zumbis. Você não foi convidada para a formatura, ou lá estão os zumbis. Já que estamos começando cedo é como se fosse um fogo baixo na história do apocalipse, o que nos dá a oportunidade de dar base aos problemas das famílias.”
A boa notícia é que a série vai estrear no Brasil no mesmo dia que nos Estados Unidos, 23 de agosto. A ruim é que o canal AMC, que vai exibi-la, só está disponível na operadora Sky. Quem sabe até lá, o dia 23, outras operadoras irão ter o canal em seu line-up.