Com o sucesso monumental de The Walking Dead, desde o início das aventuras de Rick Grimes e seu grupo no meio do apocalipse zumbi, era claro que logo, logo, seus “filhotes” chegariam mais cedo ou mais tarde. Então, antes da sexta temporada estrear em outubro próximo, todos poderão conhecer um outro lado da história. Em Fear the Walking Dead, que terá lançamento simultâneo pelo canal AMC no próximo domingo (23) em vários países do mundo, inclusive no Brasil, os zumbis apenas estão começando a aparecer…
Não há conexão (pelo menos por enquanto) com os personagens de The Walking Dead. A ação acontece durante o período em que Rick Grimes esteve em coma, na Georgia. Aqui, tudo se passa na California e o núcleo central é uma família estendida. Kim Dickens (que recentemente foi a policial em Garota Exemplar) é Madison Bennett, uma viúva, que trabalha como conselheira de uma escola. Ela tem dois filhos, o viciado em drogas Nick (Frank Dillane) e a popular Alicia (Alycia Debnam-Carey). Madison está noiva de Travis Manawa (Cliff Curtis), um professor de inglês na mesma escola, que tem uma guarda compartilhada de seu filho Chris (Lorenzo James Henrie) com a ex-mulher Liza (Elizabeth Rodriguez). No trailer, disponibilizado recentemente na internet, também é possível ver outro personagem importante na trama, o barbeiro Daniel Salazar (o cantor e ator ocasional Ruben Blades) , pai de Ofelia (Mercedes Mason).
Isso deixa claro que, ao contrário de The Walking Dead, que mostra como estranhos podem se juntar com o objetivo de sobreviver, Fear… é um drama familiar, como seu próprio elenco gosta de ressaltar. Sobre como famílias podem lidar com os problemas naturais de um apocalipse zumbi. Apesar de que, como ele está no início, não existem tantos zumbis ainda como em The Walking Dead. Com isso, parece um pouco similar à Guerra Mundial Z, com Brad Pitt (que terá uma sequência já anunciada) ou principalmente com a série The Strain, de Guillermo del Toro, agora em sua segunda temporada.
De qualquer maneira, não tenha esperanças de descobrir a razão do início de tudo, de como os zumbis começaram a aparecer. Robert Kirkman, o criador, já disse que isso não será abordado nem nas séries e nem nos quadrinhos. Segundo David Erickson (de Sons of Anarchy), responsável por Fear…, “Para Robert, a situação nunca foi sobre o que causou; sempre foi sobre o impacto que isso teve nas pessoas. Ele sempre disse – e é isso que tentamos montar como a âncora da série.”
Eu vi o primeiro episódio ontem (terç-feira) numa exibição especial para a imprensa do canal AMC. Como esperado, há poucos momentos com zumbis. Eles ainda estão nas sombras. Mas logo a primeira sequência já se mostra que o estilo inconfundível do suspense e terror que fizeram The Walking Dead famosa está lá. Na maior parte do tempo, somos apresentados aos personagens e como pequenas mudanças, que começam a acontecer bem devagar, já demonstram que vão alterar de maneira significante suas rotinas dali em diante. Tem alguns sustos, algumas pegadinhas (você espera que vá acontecer algo, que não acontece) e um clima que me deixou com vontade de ver mais…
O problema é que o canal AMC, que vai exibi-la às 22 horas desse dia 23, só está disponível na operadora Sky (também em VOD). Ou seja, se você é assinante de qualquer outra operadora, não conseguirá ver a série pela TV. Pena!