Reese Witherspoon vem construindo nos últimos anos uma carreira de produtora e atriz de séries de TV/ Streaming, que a afirmam como uma das melhores atrizes da atualidade. Primeiro, com as duas temporadas de Big Little Lies na HBO, depois com The Morning Show na Apple TV, e agora com Little Fires Everywhere, lançado nos Estados Unidos pela Hulu, e que chega amanhã (22) na Amazon Prime Vídeo. Em todas as séries , Reese tem uma “companheira de armas”. Em Big Little Lies, era Nicole Kidman, em The Morning Show, Jennifer Aniston, e agora em Little Fires… é a vez de Kerry Washington.
A história
Baseado no best-seller de 2017 de Celeste Ng, foi lançado no Brasil com o título de Pequenos Incêndios por Toda a Parte. A história se passa nos anos 90 na cidade de Shaker Heights, onde tudo é planejado: da localização das escolas à cor usada na pintura das casas. E ninguém se identifica mais com esse espírito organizado do que Elena Richardson (Reese Witherspoon). Ela tem uma casa perfeita, Um marido bem sucedido, faz lanchinhos coloridos para os 4 filhos, e tem tudo totalmente esquematizado.
Só que um belo dia, Mia Warren ( Kerry Washington), uma artista solteira e enigmática, chega nessa bolha idílica com a filha adolescente e aluga uma casa que pertence aos Richardson. Em pouco tempo, as duas se tornam mais do que meras inquilinas. Mesmo com o receio de Mia, as duas famílias acabam se tornando muito próximas . Porém, Mia carrega um passado misterioso e um desprezo pelo status quo que ameaça desestruturar uma comunidade tão cuidadosamente ordenada.
A crítica
Eu já vi os três primeiros episódios, disponibilizados pela Amazon para a imprensa. E já posso dizer que a primeira cena da série já mostra o que tudo isso irá provocar. A bela casa dos Richardson em chamas, e Elena desesperada. A história começa então a ser contada em flashback como Elena e Mia se conheceram, e como suas vidas acabaram tão interligadas. Até onde vi, a série mostra essas duas mulheres muito diferentes, cujo relacionamento vai chegar a um momento onde provavelmente tudo vai explodir – literamente. Mia claramente não gosta de Elena. E o jeito de Elena, sempre tão perfeito, pode ser desesperador para muitos.
Há também a relação entre os filhos das duas. Sem querer entregar muito, há o ciúme de mães que veêm que suas filhas se entendem mais com a outra do que com elas mesmas. Além disso, há também um terceira via da história, a da imigrante chinesa, Bebe Chow (Lulu Huang), que vai colocar Elena e Mia ainda mais em rota de colisão.
Reese e Kerry
Pelo que vi, Little Fires Everywhere é uma história sobre e para mulheres. Tanto as duas principais, como as amigas de ambas, e as filhas são os fios condutores da história. Os homens são meros coadjuvantes, mesmo que entre eles estejam Joshua Jackson e Jesse Williams, de Grey’s Anatomy. Fala muito sobre maternidade, sobre formas de ver a vida totalmente diferentes. Algumas pessoas podem ver Elena como uma vilã. Apesar da personagem ter muito de outras de Reese Witherspoon como Tracy Flick e Madeline Mackenzie, pelo menos até o terceiro episódio, Elena tenta ser perfeita, mas também tenta entender quem não é. E assim como em Big Little Lies, Reese demonstra que é uma atriz tão perfeita que faz com que todas as reações pareçam naturais. Quem sabe dessa vez, ela consiga ser premiada como merecia pela segunda temporada de Big Little Lies…
No livro, a personagem de Mia não tem uma etnia determinada. Quando Kerry Washington entrou no projeto, abriu uma série de outras oportunidades e situações para serem abordadas. E sim, o racismo e o medo estão presentes em diversos momentos. Os mais interessantes são aqueles que são “acidentais”, mas estão sempre ali. Mas, a grande atração de Little Fires Everywhere são as cenas entre Reese e Kerry. Duas grandes atrizes (e também produtoras), com personagens fortes, que elas agarram com unhas e dentes. Me deixaram com muita vontade de ver o que vai acontecer nos próximos cinco episódios!!
Curiosidade
Repare na cena da reunião do clube do livro no segundo episódio. A autora de Little Fires Everywhere, Celeste Ng, que também é produtora da série, faz uma participação especial como uma das amigas de Elena. Ela está de vestido rosa.