Baz Luhrmann adora um musical. Isso a gente já sabe depois de acompanhar seus filmes famosos, como Vem Dançar Comigo e, é claro, Moulin Rouge – Amor em Vermelho. E agora, ele está continuidade a esse sentimento ao produzir, roteirizar, e dirigir três episódios da nova série da Netflix, The Get Down, que já está disponível no serviço.
A história começa com o perfil de uma época, quando Nova Iorque estava à beira da falência em 1977. É a época da ascensão da cena hip-hop e dos últimos dias da era da disco – tudo contado segundo a vida, música, arte e dança de jovens do sul do Brooklin. A história apresenta um mix de personagens verdadeiros e outros de ficção. O personagem central é poeta Ezekiel “Books” Figuero, um sonhador que não se deixa abater pelas circunstâncias que o cercam. Depois que ele conhece o aspirante a DJ, Shaolin Fantastic, sua vida muda e os dois desenvolvem uma amizade a partir do amor pela música e dos sonhos de alcançar o sucesso. No meio disso tudo, está a aspirante a cantora Mylene, que chama a atenção de Ezekiel, e que passará por várias transformações ao longo dos episódios.
Segundo Luhrmann, “criamos personagens fictícios para enxergar o mundo pelos olhos deles. O mundo adulto é realista. A história complicada de uma cidade e da periferia é sempre contada, mas ajustamos um pouco nossas lentes para entender as histórias que Flash, Rahiem e tantos outros daquela época têm a contar sobre juventude, sobre a música escondida nos discos, sobre o futuro incerto e sobre as leis contra o grafite que estavam roubando suas telas. Eu queria ter a atitude dos garotos que vivenciaram aquilo, naquele lugar habitado por garotos e infâncias reais. Assim, confrontamos a ‘história como ela foi’ com a ‘história como ela foi vista’ pelos olhos dos jovens.”
A reconstituição de época parece ter sido uma grande preocupação para Luhrmann. Ele chamou Grandmaster Flash, um dos pioneiros do hip-hop, que prestou consultoria sobre a cultura da época e, claro, deu dicas para Mamoudou Athie, o ator que o vive na série. “As roupas, os tênis, os passos das coreografias, as bebidas, as coisas que fumávamos, a representação do ambiente… chega a ser assombroso o que ele conseguiu fazer.”
A série é estrelada por Shameik Moore (Shaolin Fantastic), Justice Smith (Ezekiel “Books” Figuero), Herizen Guardiola (Mylene Cruz), Yahya Abdul-Mateen II (Cadillac), Jaden Smith ( sim, o filho de Will Smith como Dizzee Kipling), Skylan Brooks (Ra-Ra Kipling), Tremaine Brown Jr. (Boo Boo Kiping), Mamoudou Athie (Grandmaster Flash). Tem também espaço para veteranos como Jimmy Smits (Francisco “Papa Fuerte” Cruz) e Giancarlo Esposito (Ramon Cruz).