Todos os fãs de The Walking Dead esperavam com grande curiosidade a nova série de Robert Kirkman, Outcast. Afinal, os trailers prometiam suspense contínuo, uma marca registrada do responsável pela série dos zumbis. No Brasil, a série estreou simultaneamente com os Estados Unidos aos 30 minutos do dia 4, no canal Fox1, que faz parte do pacote premium Fox+. Para quem não viu, hoje (5) ele será exibido no canal Fox, às 23 horas. Mas desde o dia 20 de maio o primeiro episódio está disponível no site foxplaybrasil.com.br, sem necessidade de ser assinante, por 30 dias. Acho brilhante essa estratégia de programação do canal.
https://www.youtube.com/watch?v=1XSBKkwn47E
Eu já assisti este primeiro episódio e posso dizer que é realmente assustador. Trata-se de um terror como antigamente, com toques de Supernatural, um pouco de Grimm (os dois atores principais são até parecidos) e muito de O Exorcista. É baseada nos quadrinhos de Kirkman. Já a primeira cena impressiona com um garotinho tomado por um espírito do mal e uma barata (não vou entrar em mais detalhes sobre o que acontece). Tudo se passa na pequena cidade de Rome, no interior dos Estados Unidos. Logo começamos a acompanhar a história de Kyle, que vive afastado de todos por causa de um acontecimento do passado. Mas após uma conversa com sua meia-irmã, ele fica sabendo do caso do garotinho possuído( o incrível Gabriel Bateman, simplesmente assustador) e resolve ir ajudar. Com isso, ele (e o público) ficam sabendo de mais detalhes sobre o passado, e também que esse espírito, demônio, seja o que for, está mais presente do que nunca e em busca de Kyle.
Toda a cenografia, iluminação, o fato de não ter atores muito conhecidos, tudo isso cria um clima frio e assustador que realmente me deixou impressionada. Também há referências claras a aqueles episódios de Arquivo X passados em cidades pequenas (que sempre escondem grandes segredos). Aliás, repare logo no início do primeiro episódio no quarto de Kyle. Tem um cartaz de “Eu quero Acreditar”. Adorei! É também óbvio que todos da cidade tem algum segredo escondido, o reverendo (me pareceu tão suspeito…), o chefe de polícia, o vizinho de Kyle. Repare bem. No papel principal de Kyle está Patrick Fugit. O nome pode não ser muito conhecido, mas você com certeza vai lembrar dele como o jovem jornalista de Quase Famosos. Sim, o garoto. Sim, o tempo passa para todos.
Outcast terá 10 episódios na primeira temporada, e já foi renovada para a segunda mesmo antes de sua estreia. O primeiro episódio assusta, muito. Só espero que consiga manter o clima daqui em diante.