De vez em quando saem pesquisas por todo o mundo perguntando quem é o melhor James Bond da história. E invariavelmente, mais de 50 anos depois de sua estreia no papel, Sean Connery é o escolhido. É o meu preferido também. Mas Sean, que completa 90 anos hoje (25) é um ator versátil, dono de um carisma inigualável, e sempre sexy, mesmo em seus últimos filmes, já com seus 70 anos. Ganhou o Oscar e o Globo de Ouro por Os Intocáveis, o BAFTA por O Nome da Rosa, além de vários outros prêmios especiais por sua carreira. Ele foi condecorado como cavaleiro da rainha em 2000, e foi várias vezes votado como astro preferido do público. Seu último filme, A Liga Extraordinária, é de 1993, que ele diz que foi um “pesadelo”.
Uma história de Sean Connery
Sean Connery trabalhou com os maiores diretores de sua geração: Hitchcock, Spielberg, Brian De Palma, John Milius, John Boorman, e John Huston, entre outros. Ele ficou amigo de vários de seus colegas de elenco, como Michael Caine e Tippi Hedren. E era um galã também na vida real. Diz a lenda que, em 1957, Sean conseguiu seu primeiro papel de destaque no cinema, num filme estrelado por Lana Turner, chamado Vítima de uma Paixão, que foi rodado em Londres. Na época, Lana tinha um caso cheio de idas e vindas com uma figura do submundo, Johnny Stompanato. Ele chegou de surpresa no set, com uma arma na mão, ameaçando a estrela. Sean o desarmou, lhe deu um soco no nariz, e o tirou para fora do set. Um tempo depois, Stompanato foi morto com uma facada pela filha adolescente de Lana.
Vários filmes de Sean estão disponíveis no streaming. Infelizmente, o preferido do ator, O Homem que Queria ser rei, não está. Veja abaixo uma lista de 10 indispensáveis:
007 – O Satânico Dr No – Telecine
Foi com esse filme que Sean virou astro e ficou conhecido em todo o mundo. Diz a lenda que o próprio escritor, Ian Fleming, não gostava da escolha de Sean para o papel de James Bond, pois ele “não era refinado”. Rsrs, mais tarde ele reconheceu que Sean tinha sido uma escolha perfeita. No filme que lançou a saga de James Bond, o agente 007 enfrenta o misterioso Dr. No (Joseph Wiseman), um gênio cientista determinado a destruir o programa espacial dos Estados Unidos. A contagem regressiva para o desastre começa e Bond vai para a Jamaica, onde conhece uma linda mulher (Ursula Andress), pronto para confrontar o vilão megalomaníaco em sua ilha.
007 – Nunca Mais Outra Vez – Telecine
Todos os filmes de 007 estão disponíveis no Telecine, mas eu escolhi este porque foi o retorno de Sean para o papel que o consagrou nos anos 80. Aqui, James Bond (Sean Connery) comete um erro incomum durante um treinamento de rotina. Isso leva M (Edward Fox) a acreditar que o lendário espião da Inteligência britânica já teve dias melhores. M suspende Bond indefinidamente. Porém, quando uma integrante do SPECTRE, Fatima Bush (Barbara Carrera), e seus colegas terroristas, roubam dois mísseis nucleares dos americanos, M precisa apelar novamente para Bond. Afinal, ele é o único agente que pode combater o SPECTRE em seu próprio jogo de espionagem. A Bond girl da vez é Kim Basinger.
Marnie – Confissões de uma Ladra – Telecine
Em sua autobiografia, Tippi Hedren conta que conversou com Hitchcock sobre a escolha de Sean Connery para o papel do marido em Marnie. ” Marnie é supostamente frígida, mas você o viu?”Rsrs, ao que Hitchcock teria respondido, “Sim, minha querida, isso se chama atuar”. Rsrs! O certo é que os dois atores continuam amigos até hoje. O filme, que é um de meus preferidos de Hitchcock, conta a história de Marnie Edgar (Tippi Hedren), uma mentirosa e ladra que consegue um trabalho como secretária em uma empresa. Ela tenta dar um golpe, mas é flagrada pelo seu chefe, Mark Rutland (Sean Connery), que se apaixona pela mulher. Rutland resolve então investigar o passado de Marnie, buscando descobrir as razões para a sua compulsão cleptomaníaca.
A Caçada ao Outubro Vermelho – Amazon
Esse foi o primeiro filme feito para o cinema com o agente Jack Ryan, criado por Tom Clancy. Tudo se passa no ano de 1984. O alto comando soviético acredita na possibilidade de deserção quando o capitão Markus Ramius (Sean Connery), o comandante do Outubro Vermelho, o mais moderno submarino russo, desobedece ordens superiores e navega em direção aos Estados Unidos. Outros submarinos soviéticos recebem ordem de afundar o Outubro Vermelho. Os americanos decidem fazer o mesmo, temendo que seu território esteja ameaçado. Até que Jack Ryan (Alec Baldwin), um agente da CIA que admira Markus Ramius, tenta impedir este ataque ao submarino.
Os Intocáveis – Telecine
Brilhante filme dirigido por Brian De Palma, que deu vários prêmios para Sean, inclusive o Oscar de ator coadjuvante. Após construir um império com bebidas alcoólicas, o lendário chefe criminoso Al Capone (Robert De Niro) controla Chicago com uma mão de ferro. O agente Eliot Ness (Kevin Costner) tenta derrubar Al Capone. Só que até seus melhores esforços falham por causa da corrupção que se espalha na polícia da cidade. Ele resolve então contratar um grupo de elite de policiais que não serão corrompidos, incluindo o policial Jimmy Malone (Sean Connery) para prender Capone.
A Rocha – Telecine
Esse é o filme favorito do diretor Michael Bay, mas um dos que Sean Connery menos gosta. O especialista em guerras químicas do FBI Stanley Goodspeed ( Nicolas Cage) é enviado para uma missão urgente com um ex-espião britânico, John Patrick Mason (Sean Connery). Seu objetivo é impedir que o general da Marinha Francis X. Hummel (Ed Harris) lance armas químicas sobre a Ilha de Alcatraz em São Francisco.
O Nome da Rosa – Claro Vídeo
Na época, a carreira de Sean estava em baixa, e ele fez um lobby insistente para conseguir o papel. O diretor Jean-Jacques Annaud inclusive teve que brigar muito para conseguir o financiamento para essa ótima adaptação do romance de Umberto Eco. Um monge franciscano investiga uma série de assassinatos em um remoto mosteiro italiano. Isso provoca uma guerra ideológica entre os franciscanos e os dominicanos. Enquanto isso, o monge lentamente soluciona os misteriosos assassinatos.
Indiana Jones e a Última Cruzada – Netflix/ Telecine
O diretor Steven Spielberg sempre teve Sean Connery em mente para ser o pai de Indiana Jones. Afinal, ele sempre quis dirigir um filme de James Bond. Mesmo que os dois atores tenham somente doze anos de diferença. Nessa aventura, o arqueólogo Indiana Jones embarca em uma missão perigosa e cheia de aventuras para salvar seu pai. O professor Henry Jones (Sean Connery) foi sequestrado por nazistas para tentar encontrar o lendário Santo Graal, cálice que Jesus teria usado na Última Ceia.
Armadilha – Amazon
O último filme em que Sean Connery fazia parte de um par romântico foi Armadilha, justamente com Catherine Zeta-Jones, que era 39 anos mais jovem. Mas Sean pode tudo, né? A investigadora de seguros Virginia Baker, conhecida como Gin, está trabalhando no caso da obra roubada de Rembrandt. Ela suspeita que Robert “Mac” MacDougal (Sean) seja o responsável. Mas os dois acabam se unindo para aplicar um ousado e bilionário golpe no mercado financeiro internacional.
A Liga Extraordinária – Claro Vídeo
O último filme de Sean Connery foi A Liga Extraordinária . Foi também um grande fracasso de bilheteria, mas eu confesso que gosto bastante. A relação de Sean com o diretor Stephen Norrington foi tão difícil que até hoje, Stephen nunca mais dirigiu um filme. Alan Quatermain (Sean Connery), a vampira Mina Harker (Peta Wilson), o Homem Invisível, Dr. Jekyll & Mr. Hyde (Jason Flemyng), um agente secreto americano conhecido por Sawyer (Shane West), o Capitão Nemo (Naseeruddin Shah) e Dorian Gray (Stuart Townsend) se juntam para uma tarefa especial. Todos são chamados para acabar com as atividades de um cientista maluco.