Outro dia estava lendo uma matéria sobre a popularidade que as biografias tem junto ao público. É fascinante testemunhar momentos decisivos. E como estes fizeram com que certas pessoas se sobressaíssem e passassem para a história. Isso acontece com os livros, e não é diferente com os filmes biográficos. Estava olhando a lista de filmes da HBO Max e descobri várias obras fascinantes. Suas histórias, e a importância cinematográfica, devem ser conhecidas. Veja abaixo as minhas dicas – todas disponíveis na HBO Max:
Até o Fim
Um original da HBO que mostra os bastidores do tumultuado primeiro ano de Lyndon Johnson como presidente. Ele assumiu logo após o assassinato de John F. Kennedy. E passou pela Guerra do Vietnã, e os interesses opostos para lançar seu projeto de lei dos direitos civis. Além disso, sua preocupação na reeleição do próximo ano. Bryan Cranston foi indicado ao Emmy, SAG’s, Globo de Ouro e Critics Choice por sua fantástica interpretação. Anthony Mackie faz o papel de Martin Luther King.
A Batalha das Correntes
O filme se passa no final do século XIX. A Guerra das Correntes foi uma disputa entre Thomas Edison (Benedict Cumberbatch) e George Westinghouse (Michael Shannon). O motivo era sobre como deveria ser feita a distribuição da eletricidade. Edison fez uma campanha pela utilização da corrente contínua para isso. De seu lado, Westinghouse defendia a corrente alternada. Repare na participação de Tom Holland como Samuel Insull.
O Mestre dos Gênios
Biografia de Max Perkins (Colin Firth), um dos editores literários mais famosos do mundo. Apostando em jovens talentos, ele descobriu nomes fundamentais da literatura. Foi o caso de F. Scott Fitzgerald, Ernest Hemingway e Thomas Wolfe. O filme acompanha a vida pessoal e sua relação complicada com os escritores. E mostra como suas obras foram fortemente influenciadas pelo trabalho do editor. No elenco, Jude Law, Nicole Kidman, Laura Linney e Vanessa Kirby.
O Discurso do Rei
Desde os 4 anos, George (Colin Firth) é gago. Este é um sério problema para um integrante da realeza britânica. Afinal, frequentemente ele precisa fazer discursos. George procurou diversos médicos, mas nenhum deles trouxe resultados eficazes. É quando sua esposa, Elizabeth (Helena Bonham Carter), o leva até Lionel Logue (Geoffrey Rush). Este é um terapeuta de fala de método pouco convencional. Só que seus exercícios e métodos fazem com que George adquira autoconfiança para cumprir o seu maior desafio. Ele deverá assumir a coroa, após a abdicação de seu irmão David (Guy Pearce). O filme ganhou quatro Oscars: filme, ator (Colin Firth), diretor (Tom Hooper) e roteiro.
42: A História de Uma Lenda
Jackie Robinson (Chadwick Boseman) é um jogador de baseball que disputa a liga nacional dos negros. Até ser recrutado por Branch Rickey (Harrison Ford). Ele é o executivo de um time que disputa a maior competição do esporte nos Estados Unidos. Rickey quer que Robinson seja o primeiro negro a disputar a Major League na era moderna. Isso faz com que ambos tenham que enfrentar o racismo. E ele existe não apenas da torcida e da diretoria, mas também dentro dos campos.
Estrelas de cinema nunca morrem
O jovem ator britânico Peter Turner (Jamie Bell) conhece Gloria Grahame (Annette Bening). Mas nem suspeita que se trata de uma atriz famosa, que já venceu um Oscar durante a juventude. Décadas mais tarde, no entanto, ela foi esquecida e leva uma vida decadente. Aos poucos, os dois se aproximam e desenvolvem uma história de amor. Só que sofrem o preconceito da sociedade. O destino separa os dois mas, anos mais tarde, Gloria reaparece. Ela confessa para Peter sofrer de uma doença, e pede ajuda. E ele deve decidir se aceita cuidar dela. E relembra os motivos que aproximaram o casal no passado. Os dois atores foram indicados ao BAFTA.
Colette
Sidonie-Gabrielle Colette (Keira Knightley) é casada com Willy (Dominic West). Ele a apresenta à boemia de Paris do início do século 20. Mas pede que ela escreva romances baseados em sua experiência para serem publicados em seu nome. Só que chega um momento que ela decide reivindicar a autoria.
Bessie
O filme é uma produção original da HBO, que mostra a vida da “Imperatriz dos Blues”, Bessie Smith. O caminho começa em sua infância simples no Tennessee. E vai até o estrelato como uma das principais divas da música norte-americana. Queen Latifah ganhou o SAG’s como melhor atriz de série limitada ou telefilme.
Confirmation
Em 1991, o então presidente George H. W. Bush nomeou o juiz Clarence Thomas para a Suprema Corte americana. Durante as audiências de confirmação do juiz Thomas, porém, surge um impasse. Uma ex-colega sua, a advogada Anita Hill, testemunha que ele a havia assediado sexualmente anos antes. As acusações de Hill provocaram uma tempestade de controvérsias. Inspiraram o debate sobre a igualdade de gênero. E especialmente sobre problemas enfrentados pelas mulheres em seus locais de trabalho. Kerry Washington, que faz Anita, concorreu aos principais prêmios da categoria naquele ano. Produção original da HBO.
Sully: O Herói do Rio Hudson
Em 2009, o Capitão Chesley “Sully” Sullenberger conseguiu pousar um avião em pane no Rio Hudson. Esse ato quase impossível salvou a vida dos 150 passageiros. Sully virou herói nacional. No entanto, nem mesmo a aclamação pública foi capaz de impedir uma investigação sobre sua atitude. Tom Hanks está sensacional como Sully. O filme é ótimo.