Essa semana a Academia de Cinema Espanhola anunciou que vai incluir uma nova categoria no Prêmio Goya. Na verdade é uma premiação especial, uma homenagem. Segundo o presidente da Academia, Mariano Barroso, é para “homenagear artistas que contribuíram para o cinema como uma mídia que une diferentes cultura e pessoas”. E a primeira a receber a honraria é Cate Blanchett. O prêmio será entregue no próximo dia 12 na festa do Goya.
Cate já tem em sua carreira dois Oscars, três BAFTA e três SAGs. Para mim está na minha lista de TOP 3 atuais, junto com Charlize Theron e Kate Winslet. Nessa temporada, Cate Blanchett teve dois filmes que deram o que falar . Não Olhe para Cima e O Beco do Pesadelo. Este último ainda está nos cinemas, e lhe deu uma indicação ao SAG’s 2022.
Mas Cate tem um monte de filmes – e uma série – que estão no streaming, e que valem a pena. Veja a lista.
Série Mrs America – Star Plus
Na década de 1970, Phyllis Schlafly (Cate Blanchett) é uma advogada e ativista conservadora. Ela é conhecida nacionalmente por suas ideias antifeministas. Os embates entre o grupo liderado por ela e as suas oponentes são responsáveis por mudar o cenário político-cultural dos Estados Unidos. Por esse papel, Cate foi indicada ao Emmy, Critics Choice, Globo de Ouro e SAG’s.
Carol – Looke / MUBI
Therese Belivet (Rooney Mara) é uma jovem que tem um emprego entediante na seção de brinquedos de uma loja de departamentos. Um dia, ela conhece a elegante Carol Aird (Cate Blanchett). Ela é uma cliente que busca um presente de Natal para a sua filha. Carol, que está se divorciando de Harge (Kyle Chandler), também não está contente com a sua vida. As duas se aproximam cada vez mais. E quando Harge a impede de passar o Natal com a filha, Carol convida Therese a fazer uma viagem pelos Estados Unidos. Cate foi indicada ao Oscar, SAG’s, Critics Choice, BAFTA e Globo de Ouro.
Blue Jasmine – Globoplay/ Amazon Prime/ Telecine/ Pluto TV
Uma milionária (Cate Blanchett) perde todo seu dinheiro. Com isso é obrigada a morar em São Francisco com sua irmã (Sally Hawkins) e os sobrinhos em uma casa modesta. Ela acaba encontrando um refinado homem (Peter Sarsgaard) que pode resolver seus problemas financeiros. Entretanto, antes precisa descobrir quem é e aceitar sua nova condição de vida. Dirigido por Woody Allen, o filme deu o segundo Oscar para Cate – o primeiro como atriz principal. Ela também ganhou o BAFTA, Critics Choice, Spirit, SAG’s e Globo de Ouro.
Thor Ragnarok – Disney Plus
Thor (Chris Hemsworth) está preso do outro lado do universo. Ele precisa correr contra o tempo para voltar a Asgard e impedir o Ragnarok, a destruição de seu mundo. Afinal, este agora está nas mãos da poderosa e implacável vilã Hela (Cate Blanchett).
Elizabeth – Star Plus
Na Inglaterra, em 1554, a católica Mary Tudor (Kathy Burke) está no poder, mas tem um tumor que a deixa com os dias contados. Sua meia-irmã, Elizabeth (Cate Blanchett) é uma protestante convicta e a primeira na linha de sucessão. Já no leito de morte de Mary Tudor, o Duque de Norfolk (Christopher Eccleston) tenta fazer em vão com que a rainha assine a pena de morte de Elizabeth que, com a morte de Mary, será coroada rainha. Entretanto, Elizabeth herda um país falido, sem exército e com inimigos por todos os lados. Até mesmo na sua própria corte.
Isso faz com que ela tenha que calcular cada passo para permanecer no poder. Gradativamente vai se firmando e logo planeja matar todos os seus inimigos para consolidar seu poderio. No ano em que Gwyneth Paltrow ganhou o Oscar, Cate era minha favorita por este papel (não, não era Fernanda Montenegro). Mas Cate levou o BAFTA, o Critics Choice e o Globo de Ouro.
O Aviador – HBO Max
O primeiro Oscar de Cate veio seis anos depois como coadjuvante com O Aviador. Nele, ela fazia o papel de Katherine Hepburn. O filme é uma biografia de Howard Hughes (Leonardo DiCaprio). Ele ficou milionário já aos 18 anos, devido à herança que seu pai, um inventor texano. Pouco depois se mudou para Los Angeles, onde passou a investir na indústria do cinema. Hughes ajudou a carreira de vários astros, como Jean Harlow (Gwen Stefani), e ainda trabalhou em filmes de grande sucesso, como Hell’s Angels. Paralelamente se dedicou a uma de suas maiores paixões, a aviação. Também se envolveu com as atrizes Katharine Hepburn e Ava Gardner (Kate Beckinsale). Cate também ganhou o BAFTA e o SAG’s.
Os Caçadores de Obras-Primas – Star Plus
Durante o declínio de Hitler na Alemanha, um grupo de 13 especialistas vindos de países diferentes é reunido para reencontrar obras de arte roubadas pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. George Stout (George Clooney), um oficial americano e conservador de obras de arte, lidera a equipe. Cate faz a historiadora Claire Simone. O elenco ainda tem Matt Damon, Bill Murray e John Goodman.
Oito Mulheres e um Segredo – HBO Max
Debbie Ocean (Sandra Bullock), recém saída da prisão, logo procura sua ex-parceira Lou (Cate Blanchett) para realizar um elaborado assalto. A ideia é roubar um colar de diamantes no valor de US$ 150 milhões, que a Cartier mantém sempre em um cofre. O plano é convencer a empresa a emprestá-lo para que a estrela Daphne Kluger (Anne Hathaway) use a joia no badalado Met Gala. Para tanto, Debbie e Lou reúnem uma equipe composta apenas por mulheres. Elas são Nine Ball (Rihanna), Amita (Mindy Kaling), Constance (Awkwafina), Rose (Helena Bonham Carter) e Tammy (Sarah Paulson).
Robin Hood – Star Plus
Robin Longstride (Russell Crowe) integra o exército do rei Ricardo Coração de Leão (Danny Huston)nas cruzadas. Após a morte do rei, ele consegue escapar juntamente com alguns companheiros. Em sua tentativa de fuga eles encontram Sir Robert Loxley (Douglas Hodge), que tinha por missão levar a coroa do rei a Londres. À beira da morte, Loxley pede a Robin que entregue a seu pai uma espada tradicional da família. Ele aceita a missão e, vestido como se fosse um cavaleiro real, parte para Londres. Após entregar a coroa ao príncipe João (Oscar Isaac), que é nomeado rei, Robin parte para Nottingham. Lá conhece Sir Walter (Max von Sydow) e Marion (Cate Blanchett), respectivamente pai e esposa de Loxley.
Não olhe para Cima – Netflix
Tudo começa quando Randall Mindy (Leonardo DiCaprio) e Kate Dibiasky (Jennifer Lawrence), fazem uma descoberta surpreendente. Um cometa orbitando dentro do sistema solar que está em rota de colisão direta com a Terra. Com a ajuda do doutor Oglethorpe (Rob Morgan), Kate e Randall embarcam em um tour pela mídia que os leva ao escritório da Presidente Orlean (Meryl Streep) e de seu filho, Jason (Jonah Hill). Eles tem apenas seis meses até o impacto. Durante esse período, eles terão que gerenciar o ciclo de notícias de 24 horas e ganhar a atenção do público obcecado pelas mídias sociais. Tudo antes que seja tarde demais. Cate faz o papel de uma jornalista, que acaba tendo um caso com Randall. Está maravilhosa!
Cinderela – Disney Plus
Ella (Lilly James) ganha o apelido de Cinderela após a trágica morte de seu pai. Ela acaba sendo obrigada a trabalhar como empregada na própria casa para sua terrível madrasta, Lady Tremaine (Cate Blanchett), e suas filhas . Apesar disso, seu otimismo com a vida continua. Passeando na floresta, ela se encanta por um corajoso estranho (Richard Madden), sem desconfiar que ele é o príncipe do castelo. Cinderela recebe um convite para o grande baile e acredita que pode voltar a encontrar sua alma gêmea. Mas seus planos vão por água abaixo quando a madrasta má rasga seu vestido. Agora, será preciso uma fada madrinha (Helena Bonham Carter) para mudar o seu destino.