Sempre tem aqueles filme que você sempre quis ver, mas por uma razão ou outra da vida, acaba deixando passar . Foi o meu caso com Austenland, que está disponível na HBO Max. O filme é antigo, de 2013. Mas finalmente consegui ver , e como boa fã dos romances de Jane Austen, achei uma fofura. O filme acompanha a história de Jane Hayes (Keri Russell). Ela não consegue encontrar um namorado, porque nenhum homem lhe parece à altura de seu grande ídolo: o Sr. Darcy, personagem criado por Jane Austen no romance Orgulho e Preconceito. Um dia, ela decide gastar todas as suas economias e voar ao Reino Unido. Isso porque lá existe um resort especializado em acolher as mulheres apaixonadas pelas histórias de Austen. E claro, lá ela descobre que o homem do seus sonhos pode se tornar uma realidade.
O filme não é nada de especial, aliás, em alguns momentos, é até bobinho demais. Entretanto, algumas vezes, é exatamente isso que a gente precisa. Um romance fofo, com situações óbvias, mas deliciosas. E ainda cheio de referências à obra de Jane Austen. Keri Russell está ótima, como sempre. Os dois pretendentes funcionam, Jane Seymour está linda,e para os fãs dela, Jennifer Coolidge faz, como sempre, a mulher exagerada, louca por sexo, mas boa gente. Uma sessão da tarde fofa, para toda a família.
Há ainda dois outros filmes sobre fãs da obra de Jane Austen disponíveis no streaming – e que sim, esses são imperdíveis. Veja abaixo:
O Clube de Leitura de Jane Austen – HBO Max
Filme adorável de 2007. Na história, Bernadette (Kathy Baker) foi casada 6 vezes e hoje vive sozinha. Jocelyn (Maria Bello) jamais se casou e está em depressão devido à morte de seu cachorro. Sylvia (Amy Brenneman) é casada com Daniel (Jimmy Smits) e tem 3 filhos, mas sua vida está abalada porque marido está apaixonado por outra. Allegra (Maggie Grace), filha de Sylvia e Daniel, é uma jovem gay que decide voltar para casa para servir de suporte à mãe. Prudie (Emily Blunt) é uma jovem professora de francês, que casou-se recentemente, e teve que cancelar uma viagem para Paris devido a um problema nos negócios do marido. Grigg (Hugh Dancy) é um técnico nerd, que gosta de participar de convenções de ficção científica.
Um dia Bernadette sugere a criação do clube do livro dedicado aos livros da escritora Jane Austen. Afinal “ela é perfeita para curar os males do mundo”. O grupo aceita fazer parte dele, o que faz com que todo mês se reúnam para discutir um dos livros da escritora.
Perdida – Star Plus
Baseado no livro de sucesso de Carina Rissi, Perdida tem como ponto de partida uma viagem no tempo. Conta a história de Sofia (Giovanna Grigio). Ela é uma garota moderna e independente. Só que quando o assunto é amor, os únicos romances da sua vida são aqueles do universo literário de Jane Austen. Após utilizar um celular emprestado, algo misterioso acontece. E ela é transportada para um mundo diferente, que se assemelha ao século XIX. Sofia é acolhida pela família do encantador Ian Clarke (Bruno Montaleone), enquanto tenta desesperadamente encontrar uma forma de retornar para a sua vida. O que ela não sabia é que seu coração tinha outros planos. Uma delícia de ver, com uma ótima produção.