Houve um tempo que Clive Owen estava no topo da minha lista de TOP 10. Só que aí o tempo foi passando, e ele foi sumindo um pouco dos filmes mais badalados. Mas ainda assim, acho que ele é muito charmoso. Também é um bom ator, que já fez filmes que gosto muito. Por isso, quando vi Guia Romântico para Lugares Perdidos, que está na Prime Video, fiquei imediatamente interessada. Pena que é tão chatinho!
No filme, Allegra (Jasmine Trinca) é uma blogueira de viagens que nunca põe o pé para fora de casa. Ela sofre de ataques de pânico e tem todas as fobias do mundo. Benno (Clive Owen) é alcoólatra e bebe até esquecer de si mesmo. Ela não consegue controlar mais o seu medo do mundo e nem sua dependência em álcool. Vizinhos desconhecidos um do outro, encontram-se numa noite de tempestade. Este acaso conduz o improvável casal para uma viagem de autodescoberta entre lugares perdidos e esquecidos.
O que achei?
Já aviso que, apesar do título, há pouquíssimo romance na história. E, o problema maior é que é impossível ter empatia com essas pessoas (pelo menos no meu caso). Guia Romântico para Lugares Perdidos é um road movie onde os personagens não querem se ajudar, até os lugares que eles conhecem são deprimentes. A figura mais simpática, que dá um certo alívio, é a cachorro lindo, que acaba sendo levado nessa história. O final, apesar de terminar com uma dança ao som de Sex Pistols, deixa perguntas no ar – e é ainda mais triste.
Ou seja, apesar das boas atuações de Jasmine Trinca (que eu conheci em São Paulo), Irene Jacob (como a mulher de Benno) e o próprio Clive Owen, é melhor usar seu tempo para ver outros filmes melhores do ator.
Veja abaixo quatro dicas que estão disponíveis no streaming:
Closer – Perto Demais – Netflix
Anna (Julia Roberts) é uma fotógrafa bem sucedida, que se divorciou recentemente. Ela conhece e seduz Dan (Jude Law), um aspirante a romancista que ganha a vida escrevendo obituários. Só que acaba se casando com Larry (Clive Owen). Dan mantém um caso secreto com Anna mesmo após ela se casar. E ainda usa Alice (Natalie Portman), uma stripper, como musa inspiradora para ganhar confiança e tentar conquistar o amor de Anna. Tanto Clive quanto Natalie concorreram ao Oscar como coadjuvantes. E ele foi o vencedor do BAFTA por esse papel.
O Plano Perfeito – Netflix/ Globoplay
Quatro pessoas vestidas com uniformes de pintor entram no movimentado banco Manhattan Trust. Em poucos minutos elas controlam o local, para um assalto planejado em detalhes. Logo chegam ao local os detetives Keith Frazier (Denzel Washington) e Bill Mitchell (Chiwetel Ejiofor), que têm a missão de fazer contato com o líder dos bandidos, Dalton Russell (Clive Owen). Os detetives trabalham com o auxílio do capitão John Darius (Willem Dafoe) e esperam que a situação se resolva rapidamente. Porém eles não contavam com a frieza e inteligência de Russell, que parece estar sempre um passo à frente das ações da polícia. Quando a capacidade de Frazier começa a ser posta em dúvida surge Madeline White (Jodie Foster), uma poderosa jogadora que solicita um encontro particular com Russell. Ótimo filme, que tema direção de Spike Lee.
Mandando Bala – HBO Max
Meu filme preferido de Clive. Em um beco escuro, o misterioso Smith (Clive Owen) tenta salvar uma mulher que acaba de dar à luz. Smith não consegue salvá-la, que morre em meio ao tiroteio, mas consegue resgatar o bebê. Logo ele percebe que o alvo dos matadores é o bebê, e não sua mãe. Smith consegue fugir e busca a ajuda de Donna Quintano (Monica Bellucci), uma prostituta que abortou recentemente e tem leite suficiente para alimentar a criança. Juntos eles tentam decifrar o porquê dos matadores estarem atrás da criança.
Rei Arthur – Star Plus
Arthur (Clive Owen) é um líder relutante, que deseja deixar a Bretanha e retornar a Roma para viver em paz. Porém, antes que possa realizar esta viagem, ele parte em missão ao lado dos Cavaleiros da Távola Redonda. O grupo inclui Lancelot (Ioan Gruffudd), Galahad (Hugh Dancy), Bors (Ray Winstone), Tristan (Mads Mikkelsen) e Gawain (Joel Edgerton). Nesta missão Arthur toma consciência de que, quando Roma cair, a Bretanha precisará de alguém que guie a ilha aos novos tempos. Com a orientação de Merlin (Stephen Dillane) e o apoio da corajosa Guinevere (Keira Knightley) ao seu lado, Arthur decide permanecer no país para liderá-lo.