Jane Austen é minha autora preferida. Li todos os seus livros, e também alguns derivados, como Orgulho Preconceito e Zumbis (disponível na Netflix), por exemplo. E se você busca histórias românticas para ver nesse carnaval, aqui vão as minhas dicas do que há disponível da autora no streaming. Valem a pena!
Sanditon – Globoplay
Sanditon é baseada no último romance de Jane, que ficou inacabado. Ela acompanha a jornada de Charlotte Heywood (Rose Williams). Esta é uma jovem impulsiva que busca se descobrir e encontrar o amor em seus próprios termos. Quando ajuda um casal que acabou de sofrer um acidente, Charlotte não imaginava o que poderia resultar disso. O casal se oferece para levá-la a conhecer sua cidade, Sanditon, um lindo local à beira-mar. Ao chegar lá, seu anfitrião, Tom Parker (Kris Marshall), se mostra determinado a transformar o lugar em um famoso e moderno resort à beira-mar. Charlotte fica obviamente fascinada com esse novo mundo. Só que tudo muda quando Sidney (Theo James), irmão de Tom, carismático, porém condescendente, cruza o seu caminho. Há duas temporadas disponíveis e a terceira vai estrear mês que vem.
Emma – Netflix
Emma é um dos mais populares romances de Jane Austen, uma de minhas autoras preferidas. Já foi tema de dois filmes, ambos de 1996. Um menos conhecido, era inglês, feito para a TV, com Kate Beckinsale no papel principal. O outro, que muita gente deve lembrar tinha Gwyneth Paltrow como Emma. Chegou até a ganhar o Oscar de trilha sonora. No geral, a história de Emma é sobre aquele momento em que você encontra um grande amor entre seus pares em busca de um final feliz. Emma Woodhouse Anya Taylor-Joy, de Fragmentado) é uma jovem mulher bonita, inteligente, rica e aparentemente esnobe. Mas, no fundo, sua maior ambição na vida é ver os outros felizes. Quando decide que tem o talento para formar novos casais, passa a trabalhar de cupido na pequena aldeia inglesa de Hartfield.
Orgulho e Preconceito – Netflix/ Globoplay
Em 1797, havia as cinco irmãs Bennet – Elizabeth (Keira Knightley), Jane (Rosamund Pike), Lydia (Jena Malone), Mary (Talulah Riley) e Kitty (Carey Mulligan). Elas foram criadas por uma mãe (Brenda Blethyn) que tinha fixação em lhes encontrar maridos que garantissem o futuro. Porém, Elizabeth deseja ter uma vida mais ampla do que apenas se dedicar ao marido. Nisso ela tem o apoio do pai (Donald Sutherland). Quando o sr. Bingley (Simon Woods), um solteiro rico, passa a morar em uma mansão vizinha, as irmãs logo ficam agitadas. Parece que Jane conquistará o coração do novo vizinho. Ao mesmo tempo, Elizabeth conhece o bonito e esnobe sr. Darcy (Matthew Macfadyen). Os encontros entre Elizabeth e Darcy passam a ser cada vez mais constantes, apesar deles sempre discutirem. Lindo e emocionante.
Persuasão – Netflix
Eu adoro o filme dos anos 90 sobre essa história, com Ciaran Hinds e Amanda Root. Com isso fiquei bem curiosa para ver a nova versão, com Dakota Johnson. Esta estreou na Netflix no ano passado, e é mais moderna e menos romântica. Dakota é Anne Elliot é uma mulher solteira, cuja família está à beira da falência. Até hoje Anne não se recuperou de sua atitude de ter dispensado o único homem que amou porque ele era pobre. Só que agora, oito anos depois, Frederick Wentworth volta à sua vida. É quando Anne deve escolher entre deixar o passado para trás ou ouvir seu coração e tentar dar uma segunda chance ao amor. Entretanto, novas peças entram no jogo para dificultar as coisas.
Razão e Sensibilidade – Netflix
Emma Thompson ganhou o Oscar de roteiro por esse filme, que ela também estrela. O filme concorreu também a outros seis prêmios, inclusive filme, atriz e atriz coadjuvante (Kate Winslet). Na história, Emma é Elinor Dashwood . Quando seu pai morre, as finanças de sua família ficam numa situação difícil. Após a mudança para um chalé em Devonshire, a irmã de Elinor, Marianne, se apaixona pelo belo John Willoughby. Enquanto isso, as esperanças românticas de Elinor com Edward Ferrars são prejudicadas devido a um compromisso do rapaz. O filme tem uma de minhas cenas preferidas da vida, entre Hugh Grant e Emma, quase no final. Impossível não se emocionar. Emma Thompson sempre me faz chorar.
Claudia Rodrigues
21 de fevereiro de 2023 às 11:07 am
Todos maravilhosos. Exceto Persuasão, esse com a Dakota. Eu detestei. A personlidade de Anne foi totalmente mudada e a fizeram uma quase alcoolatra e meio palhaça. Horrível. Persuasão é o meu segundo livro favorito de Jane A.