A Copa acabou, e a Argentina foi campeã. Palmas pra eles, que jogaram muito bem. No cinema, a Argentina também produz grandes filmes. Alguns estão disponíveis no streaming. Podem ser vistos na Netflix e na Prime Video . E claro que tem Ricardo Darín num deles. . Então aqui vão cinco dicas:
Argentina 1985 – Prime Video
O filme se baseia em fatos reais. Como o próprio título diz, se passa na Argentina, em 1985. Mostra a história de Julio Strassera, Luís Moreno Ocampo e sua equipe. Eles processaram militares da ditadura argentina. Esse fato ficou conhecido como Julgamento das Juntas. Strassera (Ricardo Darín) e Ocampo (Peter Lanzani) enfrentam a influência das pressões políticas e militares. Recebem inclusive diversas ameaças. Mas os dois conseguem reunir uma equipe de advogados para lutar no tribunal.
Só para que todos saibam, o Julgamento das Juntas foi o primeiro julgamento no mundo feito por um tribunal civil contra comandantes militares que tinham estado no poder. Começou em 22 de abril de 1985, teve cerca de 530 horas de audiência e 850 testemunhas. No final, 709 casos foram julgados e sentenciados. Filme com Ricardo Darín é sempre bom ! Este é o escolhido pela Argentina para representar o país na corrida pelo Oscar de filme estrangeiro. Vale ver!
A História Oficial – Netflix
O primeiro filme argentino que ganhou o Oscar de filme estrangeiro foi A História Oficial. Feito em 1985, conta a história de Alicia (Norma Aleandro). Ela é uma conservadora professora de história casada com Roberto (Héctor Alterio). É também mãe adotiva da pequena Gaby (Analia Castro). Completamente alheia à realidade argentina, Alicia começa a se dar conta dos acontecimentos recentes. Isso porque ela reencontra Ana (Chunchuna Villafañe), uma velha amiga que acaba de voltar do exílio. Sedenta por respostas, ela decide buscar pistas sobre a misteriosa origem de sua filha. Norma Aleandro ganhou o prêmio de atriz no Festival de Cannes.
Granizo – Netflix
O filme conta a história de Miguel Flores. Ele é um meteorologista que é tão famoso que tem seu próprio programa de televisão. E também é conhecido por nunca errar a previsão do tempo no país. Se Miguel garante, deve acontecer do jeito que ele previu. Mas sua fama dura pouco. Depois de não conseguir prever uma terrível tempestade de granizo, ele passa a ser o inimigo do público. Isso porque todo mundo acreditou na sua palavra que essa tempestade não iria acontecer no dia. Agora descreditado, Miguel tem que sair de Buenos Aires. Assim , decide voltar para sua cidade natal, Córdoba. Miguel então parte para uma viagem de auto descoberta. E nela acontecem vários incidentes e eventos. Inclusive um encontro misterioso e seu relacionamento com sua filha. O papel principal é de Guillermo Francella, de O segredo dos seus Olhos.
Minha Obra-Prima – Netflix
O filme é dirigido por Gaston Duprat (Um Cidadão Ilustre). É baseado num roteiro de sua autoria e conjunto com o irmão, Andrés Duprat. O narrador é Arturo, um negociante de arte e dono de uma galeria. Ele também é amigo íntimo de Renzo, que há décadas vive pintando quadros. O problema é que já faz tempo que suas obras não chamam a atenção de muitas pessoas. Renzo é aquele tipo de personagem insuportável. Se acha melhor do que todos, e pisa em todo o mundo. O filme relata a relação de Arturo e Renzo, que, inclusive passará por várias provações e uma tremenda reviravolta. Com dois atores excelentes – Guillermo Fancella e Luis Brandoni. O filme segura sua atenção para saber o que vai acontecer com esses dois. E quando parece que você adivinhou, ele tem aquela reviravolta. Não é uma obra-prima mas é bom.
A Ira de Deus – Netflix
Luciana é uma jovem que acaba imersa em um círculo de misteriosas mortes de parentes. E também na crescente suspeita de que o responsável é um enigmático escritor, seu ex-patrão. A jovem então recorre a um jornalista. Este a ajuda a investigar e revelar a culpa do famoso escritor. A abertura e encerramento do filme acontece na El Ateneo Grand Splendid. Foi eleita a livraria mais linda do mundo pela National Geographic Society.