O feriado de Corpus Christi celebra a data em que os cristãos relembram o momento em que Cristo partilhou o pão e o vinho com os discípulos na última ceia. Aqui estão cinco filmes com o tema religioso para ver nesse dia.
A Paixão de Cristo – Star Plus
A Paixão de Cristo é o filme com tema religioso de maior bilheteria da história. Ele narra as últimas 12 horas de Jesus Cristo, que, após ser traído por Judas, é preso e levado para o julgamento de Poncio Pilatos. Sem conseguir encontrar um motivo para sua condenação, ele sofre com a pressão popular, que pede a crucificação de Jesus. Indicado a três Oscars, incluindo o de Melhor Fotografia. Dirigido por Mel Gibson, tem Jim Caviezel no papel principal.
A Última Tentação de Cristo – Now
Baseado no romance de Nikos Kazantzakis, o filme traz Jesus Cristo como um homem comum, encarnado num Messias contraditório, frágil e perturbado, que se autoproclama filho de Deus. Suas pregações na Judeia, então colônia romana, chocam e incomodam o governo, que decide se livrar dele. Na cruz, ele imagina como seria sua vida se, ao invés de assumir o peso da salvação dos homens, tivesse levado uma vida comum com esposa e filhos. Na época de seus lançamento, o escândalo foi grande quando Martin Scorsese dirigiu esse filme. Foi proibido no Chile, por exemplo. Em São Paulo, o então prefeito da cidade na época, Jânio Quadros, chegou a interditar alguns cinemas que exibiam o filme com a desculpa de “problemas de segurança”.
Apóstolo Pedro e a Última Ceia – Looke
Os romanos continuam a perseguir os adeptos do cristianismo, acusados de conspiração contra o Império. Nesse momento, dois carcereiros da Prisão Mamertina prendem o apóstolo Simão Pedro da Galileia, já ancião. O apóstolo conta em detalhes um dos fatos mais importantes da História da humanidade, a Última Ceia, na qual Jesus repartiu o pão, compartilhou o vinho, lavou os pés dos presentes e anunciou a traição de um dos apóstolos.
Últimos dias no Deserto – Pluto TV
O filme é “livremente baseado no Novo Testamento”. Jesus Cristo (Ewan McGregor) viaja sozinho pelo deserto durante 40 dias de jejum e oração. Nessa jornada, ele enfrenta a personificação do Diabo (também interpretado por Ewan McGregor), que põe em dúvida o amor de Deus. Seu maior e mais dramático teste de fé virá de seu envolvimento com uma família que cruza seu caminho.
Ressurreição – Netflix
O formato desse filme é bem interessante. Mostra como um soldado do império romano investiga o que teria acontecido após o desaparecimento do corpo de Jesus, que reapareceria depois em sua ressurreição. É quase uma história de detetives, com requintes de CSI da época. Uma pena que na metade final o filme se desvie para um caminho de redenção. Mas de qualquer maneira, é diferente do que se está acostumado a ver.