Olimpíadas começando nessa sexta-feira (apesar de que várias competições já aconteceram). E eu confesso que sempre me emociono com a emoção dos atletas que chegam lá, que ganham , que perdem, e que , principalmente, estão tão felizes de ter conseguido “chegar lá” depois de muita luta. Por causa disso, resolvi fazer uma listinha de dicas de filmes que mostram histórias reais de alguns desses atletas. Impossível não se emocionar.
Remando para o Ouro – Prime Video
O filme se baseia no romance de não ficção mais vendido do New York Times. Trata-se de um drama esportivo, que acompanha a inspiradora história da equipe de remo da Universidade de Washington, conhecida por conquistar o ouro nos Jogos Olímpicos de 1936. Ambientada na década de 1930, a equipe precisa se manter estável e focada. Cada aluno possui suas próprias motivações. O problema é que com o início da Grande Depressão no país, os sonhos de cada universitário são testados. E isso coloca em risco conquistas enquanto são colocados sob os holofotes e enfrentam rivais de elite de todo o mundo. No elenco estão Joel Edgerton e Callum Turner. A direção é de George Clooney.
Carruagens de Fogo – Disney Plus
As Olimpíadas de 1924, em Paris, se aproximam. Eric Liddell (Ian Charleson) e Harold Abrahams (Ben Cross) pretendem disputá-la, mas seguem caminhos bem diferentes. Liddell é um missionário escocês que corre em devoção a Deus. Já Abrahams é filho de um judeu que enriqueceu recentemente e deseja provar sua capacidade para a sociedade de Cambridge. Liddell corre usando seu talento natural, enquanto que Abrahams resolve contratar um treinador. Ambos seguem as eliminatórias sem problemas, até que uma das classificatórias de Liddell é marcada para domingo. Ele se recusa a competir, por ser este um dia santo. Percebendo a situação, um nobre oferece a Liddell sua vaga na disputa dos 400 metros. Ele aceita e vence a corrida, assim como Abrahams. A partir de então, os dois integram a equipe do Reino Unido para as Olimpíadas. Carruagens de Fogo ganhou o Oscar de melhor filme. Na minha opinião não merecia, mas não deixa de ser um bom filme.
Um Casal Quase Perfeito – MGM Plus
Este filme é sobre as Olimpíadas de Inverno, mas vale ver. Kate Moseley (Moira Kelly) é uma jovem muito rica e mimada, que treina patinação artística. Ela está sendo preparada para conseguir a medalha de ouro dos Jogos Olímpicos de Inverno em Albertville, na França. Seu pai, Jack Moseley (Terry O’Quinn), está obcecado em conseguir a medalha e contratou um excelente treinador russo, Anton Pamchenko (Roy Dotrice). Porém nenhum parceiro a satisfaz. Quando é apresentada a um ex-jogador de hóquei, Doug Dorsey (D.B. Sweeney), a antipatia é mútua, mas como parceiros podem obter a almejada medalha. Enquanto os treinos se desenvolvem eles começam a se sentir atraídos, mas surgem vários conflitos.
Invencível – Telecine/ Globoplay
O drama dirigido por Angelina Jolie retrata a história real do atleta olímpico Louis Zamperini (Jack O’Connell), que sofre um acidente de avião e cai em pleno mar. Ele luta durante 47 dias para reencontrar a terra firme e quando consegue é capturado pelos japoneses em plena Segunda Guerra Mundial. O filme é menos sobre as olimpíadas, e mais sobre o drama de Louis no mar, mas vale ver.
Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo – Plataformas digitais para aluguel/compra
A ideia era colocar somente filme que estão no streaming, mas este filme, que está na Apple TV e Amazon Prime para aluguel/compra, é muito bom, e tem grandes atuações do três atores principais. Campeão olímpico de luta greco-romana, Mark Schultz (Channing Tatum) sempre treinou com seu irmão mais velho, David (Mark Ruffalo), que é também uma lenda no esporte. Até que, um dia, recebe um convite para visitar o milionário John du Pont (Steve Carell) em sua mansão. Apaixonado pelo esporte, du Pont oferece a Mark que entre em sua própria equipe, a Foxcatcher, onde teria todas as condições necessárias para se aprimorar. Atraído pelo salário e as condições de vida oferecidas, Mark aceita a proposta e se muda para uma casa na propriedade do milionário. Aos poucos eles se tornam amigos, mas a difícil personalidade de du Pont faz com que Mark acabe seguindo uma trilha perigosa para um atleta. Mark Ruffalo e Steve Carell concorreram ao Oscar por este filme.
O escocês Voador – MGM Plus
Jonny Lee Miller é o astro desse filme baseado na notável história verdadeira de Graeme Obree, campeão mundial de ciclismo. Apesar das origens modestas e de uma batalha incansável contra um distúrbio bipolar, este competidor tenaz e criativo deixou sua marca indelével na história do esporte. Em 1993, Obree projetou e construiu uma bicicleta com sobras de metal e peças de uma máquina de lavar roupa. Competindo contra os melhores do mundo numa corrida de profissionais, ele quebrou o recorde mundial, que acabou perdendo depois numa controvérsia tempestuosa.