Já que hoje todo mundo está falando sobre a eleição Argentina, resolvi fazer aqui uma listinha de filmes argentinos para uma maratona de filmes com os hermanos! O cinema argentino tem excelente qualidade (já ganhou Oscars) e tem como grande astro o favorito de todos Ricardo Darín. E é claro que não poderiam faltar vários de seus filmes na minha listinha. Mas não só isso…
Relatos Selvagens – HBO Max
Relatos selvagens é uma antologia composta por seis histórias independentes ligadas por seu assunto. Originalmente, cada um era uma história curta. Só que quando o diretor Damian Szifron colocou todos juntos em um único volume, advertiu que eles estavam ligados por um conjunto de questões que lhes deu unidade e coesão. Entre as histórias estão uma traição amorosa, o retorno do passado, uma tragédia ou mesmo a violência de um pequeno detalhe cotidiano. Todas são capazes de empurrar os personagens para um lugar fora de controle. O filme foi indicado ao Oscar e ao Critics Choice na categoria de filme estrangeiro.
A História Oficial – Netflix
Tudo se passa em Buenos Aires, na década de 1980. Alicia (Norma Aleandro) é uma conservadora professora de história casada com Roberto (Héctor Alterio) e mãe adotiva da pequena Gaby (Analia Castro). Completamente alheia à realidade argentina, Alicia começa a se dar conta dos acontecimentos recentes quando reencontra Ana (Chunchuna Villafañe). Esta é uma velha amiga que acaba de voltar do exílio. Sedenta por respostas, ela decide buscar pistas sobre a misteriosa origem de sua filha. O filme ganhou o Oscar e o Globo de Ouro de filme estrangeiro. Norma Aleandro levou o prêmio de atriz no Festival de Berlim (empatada com Cher – por Marcas do Destino).
Minha obra-prima– Netflix
O filme é dirigido por Gaston Duprat (Um Cidadão Ilustre), baseado num roteiro de sua autoria e conjunto com o irmão, Andrés Duprat. O narrador que mencionei acima é de Arturo, um negociante de arte e dono de uma galeria. Ele também é amigo íntimo de Renzo, que há décadas vive pintando quadros. O problema é que depois de uma época de grande sucesso, já faz tempo que suas obras não chamam a atenção de muitas pessoas. Renzo é aquele tipo de personagem insuportável, que se acha melhor do que todos, e que pisa em todo o mundo. O filme relata a relação de Arturo e Renzo, que, inclusive passará por várias provações e uma tremenda reviravolta.
Argentina, 1985 – Prime Video
O filme se baseia em fatos reais. Como o próprio título diz, se passa na Argentina, em 1985. Mostra a história de Julio Strassera, Luís Moreno Ocampo e sua equipe, que processaram militares da ditadura argentina. Esse fato ficou conhecido como Julgamento das Juntas. Dois promotores começam a pesquisar e julgar os cabeças da Ditadura Militar Argentina. Strassera (Ricardo Darín) e Ocampo (Peter Lanzani) enfrentam a influência das pressões políticas e militares – recebendo inclusive diversas ameaças.
Mas os dois conseguem reunir uma equipe de advogados para lutar no tribunal. Só para que todos saibam, o Julgamento das Juntas foi o primeiro julgamento no mundo feito por um tribunal civil contra comandantes militares que tinham estado no poder. Começou em 22 de abril de 1985, teve cerca de 530 horas de audiência e 850 testemunhas. No final, 709 casos foram julgados e sentenciados. O filme foi indicado ao Oscar, BAFTA e Critics Choice.
Koblic – Star Plus
Dirigido por Sebastían Borensztei, de Um Conto Chinês, o filme apresenta a história do capitão Tomás Kóblic (Darín), um importante piloto militar que, atormentado por fatos de seu passado, resolve fugir de tudo e se esconder numa pequena cidade dos Pampas em 1977, durante o auge da ditadura argentina. Lá ele vai trabalhar com um amigo, mas o delegado Velarde, corrupto e curioso (Martinez), pode lhe criar grandes problemas. Isso sem falar no envolvimento com uma jovem local. A história é um pouco previsível, mas Darín sempre vale a pena.
Abutres– Netflix
Sosa (Ricardo Darín) é um “urubu”, um advogado especializado em acidentes rodoviários. Todos os dias ele vai aos locais de acidente, aos setores de emergência dos hospitais e às delegacias procurando clientes. Seu trabalho é lidar com as testemunhas, policiais, juízes e companhias de seguro. Mas o que seus clientes não sabem é que a agência para a qual trabalha está envolvida em esquemas de corrupção e desvio de dinheiro. Quando se apaixona pela jovem paramédica Luján (Martina Gusman), Sosa decide se aposentar do trabalho sujo e viver ao lado dela. Mas seu passado não o deixará tão facilmente.