Não é uma tarefa fácil achar filmes clássicos no streaming. Mas é sempre importante recordar, ou conhecer, produções que foram tão importantes para a história do cinema. Muitos de meus preferidos não estão disponíveis atualmente (ainda bem que tenho minha coleção de DVD’s). Mas aqui eu fiz uma lista que todo o cinéfilo que se preza (rs) tem que conhecer. Veja abaixo a minha lista de 6 filmes inesquecíveis para ver, rever, e ver novamente – sempre! No próximo domingo, tem a parte 2 dessa lista!
Gilda – Belas Artes a la Carte
Nunca houve uma mulher como Gilda. E assistindo a esse filme, com Rita Hayworth, no auge da beleza e carisma, você vai rapidamente entender a razão dessa chamada. Johnny Farrell (Glenn Ford) é promovido a gerente de um famoso clube noturno em Buenos Aires, de propriedade de um amigo seu. Quando Gilda (Rita Hayworth), a mulher de seu amigo, é apresentada a Johnny ele a reconhece. Afinal, os dois tiveram um caso apaixonado no passado. É quando o antigo amor existente entre os dois reacende. Mas…
E o Vento Levou – HBO Max
Talvez o maior filme de todos os tempos (na minha opinião). Produzido em 1939, ganhou nove Oscars, e até hoje se mantém atual e com uma produção sensacional. Vivie Leigh tem uma fantástica atuação como Scarlett O’Hara. Esta é uma jovem mimada que consegue tudo o que quer. No entanto, algo falta em sua vida: o amor de Ashley Wilkes (Leslie Howard), um nobre sulista que deve se casar com a sua prima Melanie (Olivia de Havilland). Tudo muda quando a Guerra Civil americana explode e Scarlett precisa lutar para sobreviver e manter a fazenda da família. E ainda conhece o aventureiro Rett Butler (Clark Gable).
Tarde Demais para Esquecer – Star Plus
Impossível não se emocionar com esse filme (choro até hoje quando assisto). Nessa produção de 1957, Nickie Ferrante (Cary Grant) é um playboy mulherengo, que é considerado o solteiro mais cobiçado da atualidade e está para se casar com Lois Clark (Neva Patterson). Terry McKay (Deborah Kerr) é uma ex-cantora que também está de casamento marcado, com Kenneth Bradley (Richard Denning). Ambos estão em um cruzeiro que parte da Europa rumo a Nova York, no qual se conhecem. Nickie e Terry se apaixonam mas, como ambos têm relacionamentos com outras pessoas, combinam de se encontrar seis meses após a chegada da viagem, no alto do Empire State. Neste período eles poderão acertar suas vidas e, caso se reencontrem, se casar. Mas…
Os Pássaros – Globoplay
Meu filme preferido de Alfred Hitchcock. Acho que é assustador, e tem um timing perfeito de terror e suspense. Nessa produção de 1963,Melanie Daniels (Tippi Hedren, avó de Dakota Johnson) é uma bela e rica socialite que sempre vai atrás do que quer. Um dia ela conhece o advogado Mitch Brenner (Rod Taylor) em um pet shop e fica interessada nele. Após o encontro, Melanie decide procurá-lo em sua cidade. Ela dirige por uma hora até a pacata cidade de Bodega Bay, na Califórnia, onde Mitch costuma passar os finais de semana. Entretanto, a mulher só não sabia que iria vivenciar algo assustador: milhares de pássaros se instalaram na localidade e começam a atacar as pessoas.
Confidências à Meia-Noite – Looke
Um dos filmes que vi muito na Sessão da tarde. Foi o ápice da parceria de Doris Day com Rock Hudson, um dos dos casais de maior destaque de comédias românticas da história. A produção é de 1958, Jan Morrow (Doris Day), uma decoradora, e Brad Allen (Rock Hudson), um compositor, são obrigados a compartilhar uma linha telefônica. Jan fica bastante irritada com o tempo com que Brad gasta conversando com namoradas. Só que, sem saber, começa a sair com ele, que planeja conquistá-la fingindo ser outra pessoa.
O Poderoso Chefão – Netflix/ Paramount Plus/ Star Plus
Em 2022, o The Hollywood Reporter fez uma pesquisa com 2.120 membros da indústria cinematográfica para saber qual o melhor filme da história. E O Poderoso Chefão, de 1972, foi o grande vencedor. Inspirado no romance homônimo de Mario Puzo, o enredo é passado na década de 40, em Nova York, e se foca na figura de Don Corleone (Marlon Brando), um mafioso extremamente influente. Quando a saúde do patriarca começa a se deteriorar, a família precisa se reorganizar para manter o poder e derrubar seus inimigos. O filme teve mais duas sequências – que valem a pena também.