No domingo passado, eu coloquei aqui a primeira parte de uma lista de clássicos que estão disponíveis no streaming. Não é uma tarefa fácil achar filmes clássicos no streaming. Mas é sempre importante recordar, ou conhecer, produções que foram tão importantes para a história do cinema. Muitos de meus preferidos não estão disponíveis atualmente (ainda bem que tenho minha coleção de DVD’s). Mas aqui eu fiz uma lista que todo o cinéfilo que se preza (rs) tem que conhecer. Veja abaixo a parte 2 de minha lista com mais 6 filmes inesquecíveis para ver, rever, e ver novamente
De Ilusão também se Vive – Disney plus
Meu filme natalino preferido, um dos maiores clássicos do gênero. Nessa produção de 1947, Kris Kringle (Edmund Gwenn, premiado com o Oscar) é um simpático senhor de idade. Sua silhueta avantajada e barba branca imponente fazem com que ele seja contratado para trabalhar como Papai Noel na loja de departamento Macy’s. Porém, Kris começa a preocupar sua chefe Doris Walker (Maureen O’Hara) quando ela descobre que ele diz ser o verdadeiro Bom Velhinho. Acusando-o de louco, Doris submete Kris a exames médicos que atestam que ele é insano. A questão é que Susan (Natalie Wood), filha de Doris, acredita fielmente que Kris seja o verdadeiro Papai Noel.
Laura – Belas Artes a la carte
Para mim, Laura (1944) é o maior símbolo de um gênero que eu adoro, o film noir. Aqui, o detetive Mark McPherson (Dana Andrews) investiga o assassinato de uma executiva, Laura Hunt (Gene Tierney), em seu sofisticado apartamento. No decorrer da investigação, McPherson interroga o arrogante melhor amigo de Laura, o colunista de fofocas Waldo Lydecker (Clifton Webb), e seu noivo, Shelby Carpenter (Vincent Price). Obcecado com o caso, o detetive descobre que está apaixonado pela mulher morta. Só que…
Os Caçadores da Arca perdida– Prime Video/ Globoplay/ Disney Plus/ Paramount Plus
O melhor filme de aventura que já vi. Em 1936, o arqueólogo Indiana Jones (Harrison Ford) é contratado para encontrar a Arca da Aliança, que segundo as escrituras bíblicas conteria Os Dez Mandamentos. Segundo a lenda, quem a encontrar se tornará invencível. É por esse motivo que os nazistas também estão atrás dela. Caberá a Indiana achar a arca, derrotar os nazistas, e ainda – o mais difícil – fazer as pazes com uma ex-namorada (Karen Allen). A direção é de Steven Spielberg.
Cantando na Chuva – HBO Max
Adorável musical, considerado por muitos o melhor da história. Don Lockwood (Gene Kelly) e Lina Lamont (Jean Hagen) são dois dos astros mais famosos da época do cinema mudo em Hollywood. As revistas inclusive apostam num relacionamento mais íntimo entre os dois, o que não existe na realidade. Mas uma novidade chega para mudar totalmente a situação de ambos no mundo da fama: o cinema falado. Decidido a produzir um filme falado com o casal mais famoso do momento, Don e Lina precisam entretanto superar as dificuldades do novo método de se fazer cinema. Especialmente porque a voz de Lina é um desastre. É quando entra em cena a jovem Kathy (Debbie Reynolds), que deverá dublar Lina – e atrai o olhar de Don.
O Mágico de Oz – HBO Max
Clássico dos clássicos, produzido em 1939. Em Kansas, Dorothy (Judy Garland) vive em uma fazenda com seus tios. Quando um tornado chega na região, a menina e seu cachorro são carregados pelo ciclone e aterrisam na terra de Oz, caindo em cima da Bruxa Má do Leste e a matando. Dorothy é vista como uma heroína, mas o que ela quer é voltar para Kansas. Para isso, precisará da ajuda do Poderoso Mágico de Oz que mora na Cidade das Esmeraldas. No caminho, ela será ameaçada pela Bruxa Má do Oeste (Margaret Hamilton), que culpa Dorothy pela morte de sua irmã, e encontrará três companheiros: um Espantalho (Ray Bolger) que quer ter um cérebro, um Homem de Lata (Jack Haley) que anseia por um coração e um Leão covarde (Bert Lahr) que precisa de coragem.
A Bela Adormecida – Disney Plus
Adoro essas animações clássicas da Disney. E acho A Bela Adormecida um dos mais brilhantes. Na história, o reino comemora quando nasce a princesa Aurora . Três fadas, Fauna , Flora e Primavera, dão presentes mágicos à recém nascida. Em meio à festa surge Malévola, que amaldiçoa Aurora dizendo que ela morrerá quando completar 16 anos, ao espetar o dedo em uma roca. Primavera consegue depois lançar um feitiço no bebê, de forma que Aurora desperte do sono eterno ao receber um beijo de amor. Para protegê-la, as fadas passam a cuidar dela como se fosse sua filha. Ao completar 16 anos Aurora conhece o príncipe Filipe, por quem se apaixona. Só que Malévola sequestra o príncipe e, como havia previsto, faz com que Aurora espete o dedo e caia em sono profundo.