Lupita Nyong’o nasceu no Quênia, e logo em seu primeiro filme, Doze Anos de Escravidão, ganhou todos os prêmios, inclusive o Oscar de coadjuvante. Também foi estrela de filme da Marvel, fez teatro , escreveu um livro infantil. Tem um estilo próprio e elegante no red carpet. No ano que vem, participará de mais uma franquia de sucesso, Um Lugar Silencioso, com o filme Day One, que vai estrear no ano que vem.
Gosto muito de Lupita. E ela sempre tem ótimos momentos no cinema. Veja aqui alguns deles, que estão disponíveis no streaming:
12 anos de escravidão – Star Plus
1841. Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor) é um escravo liberto, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. Ao longo de doze anos ele passa por dois senhores, Ford (Benedict Cumberbatch) e Edwin Epps (Michael Fassbender), que, cada um à sua maneira, exploram seus serviços. Lupita faz o papel da escrava Patsey. Além do Oscar, Lupita ganhou o Critics Choice, o Spirit, e o SAG’s .
A Rainha de Katwe – Disney Plus
Para a garota de 10 anos Phiona Mutesi (a estreante Madina Nalwanga) e sua família, a vida na favela de Katwe em Kampala, Uganda, é uma luta constante. Sua mãe, Harriet ( Lupita Nyong’o), é determinada a cuidar de sua família e trabalha incansavelmente vendendo milho no mercado . É quando Phiona conhece Robert Katende (Oyelowo), um jogador de futebol que virou missionário que ensina xadrez para crianças. Phiona fica impressionada com a inteligência e sagacidade que o jogo exige e imediatamente demonstra potencial. Reconhecendo a aptidão natural da menina para o xadrez, Katende passa a ser seu mentor, enquanto Harriet reluta em encorajá-la, para evitar que sua filha se frustre. À medida que Phiona começa a ter sucesso nas competições locais de xadrez, Katende começa também a ensiná-la a ler e escrever para que ela possa ter uma educação escolar. Baseado numa história real, tem a direção de Mira Nair.
Pantera Negra – Disney Plus
Pantera Negra conta o que aconteceu após os eventos de Capitão América: Guerra Civil, quando o Rei T’Challa retorna para casa na sua reclusa nação de Wakanda a fim de servir como o novo líder do país. O problema é que T’Challa logo descobre que seu trono está sendo desafiado por facções dentro do seu próprio país. Enquanto dois adversários conspiram para destruir Wakanda, o Pantera Negra deve se juntar ao agente da CIA, Everett Ross (Martin Freeman, também visto no filme do Capitão América) e a alguns leais súditos para prevenir que seu mundo seja tragado pela guerra.
As Agentes 355 – HBO Max
A história em princípio não tem nada de muito novo. Uma arma ultrassecreta cai nas mãos de um grupo de mercenários que ameaçam o mundo. Quantas vezes a gente já viu isso? Só que agora a agente da CIA Mace Brown (Jessica Chastain) terá que unir forças para resolver isso numa missão letal. Especialmente depois de ter perdido seus parceiro/amante (Sebastian Stan) numa perseguição. Ela se junta com a agente alemã Marie (Diane Kruger); a ex-membro do MI6, especialista em computadores, Khadijah (Lupita Nyong’o); a psicóloga colombiana Graciela (Penélope Cruz). Juntas, elas viverão cenas de ação ao redor do mundo. Dos cafés de Paris e mercados do Marrocos à riqueza e glamour de Xangai. É quando mais uma mulher forte vai se juntar à trama. Lin Mi Sheng (Bingbing Fan), que está rastreando todos os seus movimentos. É um filme gostoso de ver , e as atrizes são sempre boas.
Pantera Negra – Wakanda para Sempre – Disney Plus
No segundo filme, Wakanda para Sempre, o papel de Lupita cresce. O filme começa com a morte de T-Challa. E já de início, já aviso que você vai chorar. Só que depois desse prólogo, esse novo Pantera Negra já começa a demonstrar que tem problemas. Rainha Ramonda (Angela Bassett), Shuri (Letitia Wright), M’Baku (Winston Duke), Okoye (Danai Gurira) e as Dora Milage lutam para proteger a nação fragilizada de outros países após a morte de seu rei. O povo de Wakanda se esforça para continuar em frente neste novo capítulo, a família e amigos do falecido rei precisam se unir. Tudo com a ajuda de Nakia (Lupita Nyong’o), e Everett Ross (Martin Freeman). Em meio a isso tudo, Wakanda ainda terá que aprender a conviver com a nação debaixo d’água, Atlantis, e seu rei Namor (Tenoch Huerta). E é daí que surge a maior a maior ameaça.
Nós – Apple TV / Amazon Prime – para aluguel e compra
Incluí Nós nessa lista porque acho que é a melhor atuação de Lupita – ela está sensacional. O filme tem a sorte de tê-la no papel principal. Tudo começa com uma experiência aterradora de uma garotinha que se perdeu dos pais num parque. Anos depois, a menina Adelaide cresceu, se casou e tem dois filhos. Num belo dia, ela e o marido Gabe levam a família para passar um fim de semana na praia e descansar. Eles começam a aproveitar o ensolarado local, mas a chegada de um grupo misterioso muda tudo. E a família se torna refém de seres com aparências iguais às suas.