Fiquei surpresa – positivamente – ao ver como as pessoas reconheciam o trabalho de Treat Williams quando coloquei nas redes sociais a notícia de sua morte esta semana. A maioria era pelo seu trabalho em séries. Everwood (infelizmente indisponível no streaming no momento), Chasepeake Shores (Netflix) ou ainda como o pai de Severide em Chicago Fire. Confesso que para mim, ele será sempre o jovem hippie de Hair (disponível para aluguel e compra na Prime). Mas há uma série de outros filmes com o ator, que estão disponíveis no streaming, e valem a pena para conhecer mais sobre o talento de Treat.
Confirmation – HBO Max
Lembro bem desse caso real dos anos 90. Anita Hill, uma professora universitária, acusou um candidato a juiz da corte suprema, Clarence Thomas, de a ter assediado sexualmente. Isso provocou uma comoção, onde os dois tiveram que comparecer perante uma comissão que investigava o caso composta por senadores e presidida por Joe Biden, que hoje é presidente dos Estados Unidos. Isso foi o suficiente para mudar a forma como os Estados Unidos encaravam os processos similares de assédio até os dias de hoje. O filme é produzido e estrelado pela atriz de Scandal, Kerry Washington. Ted faz o papel do senador Ted Kennedy.
A Águia Pousou – Looke
Treat fez esse filme clássico de guerra antes de explodir com o sucesso de Hair. A história se passa na Alemanha, em 1943. Após a Batalha de Stalingrado, a derrota dos nacional-socialistas é apenas uma questão de tempo e até mesmo o líder da SS Himmler (Donald Pleasence) não acredita mais na vitória dos alemães. Embora a guerra pareça já decidida, Hitler dá um golpe final contra os Aliados. Ele planeja o sequestro do primeiro-ministro britânico Winston Churchill (Leigh Dilley). O chefe da contraespionagem alemã, almirante Canaris (Anthony Quayle), é encarregado de planejar o empreendimento insano, embora tenha sérias dúvidas sobre sua viabilidade. Disfarçado de paraquedista polonês, o coronel Kurt Steiner (Michael Caine) e seus homens desembarcam na costa inglesa. Lá se juntam ao lutador pela liberdade irlandês Liam Devlin (Donald Sutherland) e à agente Joanna Gray (Jean Marsh). Mas a camuflagem não dura muito… Treat faz o papel do Capitão Harry Clark.
Flores Raras – Globoplay
A produção dirigida por Bruno Barreto se passa nos anos 50. Trata-se de uma história real sobre duas mulheres à frente do seu tempo. Elizabeth Bishop (Miranda Otto) é uma poetisa insegura e tímida. Ela apenas se sente à vontade ao narrar seus versos para o amigo Robert Lowell (Treat Williams). Em busca de algo que a motive, Elizabeth resolve partir para o Rio de Janeiro e passar uns dias na casa de uma colega de faculdade, Mary (Tracy Middendorf). Esta vive com a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares (Glória Pires). A princípio Elizabeth e Lota não se dão bem, mas logo se apaixonam uma pela outra. É o início de um romance acompanhado bem de perto por Mary, já que ela aceita a proposta de Lota para que adotem uma filha.
Nas Profundezas do Mar sem Fim – Netflix
Gosto muito desse filme. Beth Cappadora (Michelle Pfeiffer) é uma fotógrafa que vê sua vida desmoronar quando Ben, um dos seus três filhos e que tem apenas três anos, é sequestrado. Ela tem o apoio do marido, Pat Cappadora (Treat Williams) e de Candy Bliss (Whoopi Goldberg), uma policial que tudo faz para encontrar a criança. Além disso, tem a ajuda de parentes e amigos, mas não consegue nenhuma pista de Ben. Quase dez anos depois, Beth e sua família se mudaram para Chicago e um garoto (Ryan Merriman) vai até a casa dela se oferecendo para cortar grama. Beth na hora reconhece seu filho perdido, que agora usa o nome de Sam Karras. Logo é confirmado que Sam e Ben são a mesma pessoa. Mas se perder um filho é uma experiência traumatizante, também não é fácil fazê-lo pertencer à família Cappadora da noite para o dia.
Dirigindo no Escuro – Prime Video
Val Waxman (Woody Allen) é um diretor de cinema que, nos anos 70 e 80, esteve bastante badalado em Hollywood. Só que hoje, ele apenas consegue dirigir comerciais de TV. Até que a chance que esperava para retornar ao estrelato surge através de um produtor (Treat Williams) de um grande estúdio, que está atualmente namorando sua ex-esposa (Téa Leoni) e lhe oferece a direção de um grande projeto. Waxman imediatamente aceita a proposta mas, pouco antes do início das filmagens, passa a sofrer de cegueira temporária. Decidido a trabalhar assim mesmo, ele passa então a contar com a ajuda de alguns amigos para que possa dirigir o filme sem que os produtores e executivos do estúdio percebam seu atual estado. É um trabalho menor de Woody, mas é sempre bom.
Era uma Vez na America – Star Plus
Grande filme! Na década de 20, David Aaronson (Robert De Niro) e Maximillian Bercouicz (James Woods), dois amigos de descendência judaica, crescem juntos cometendo pequenos crimes nas ruas do Lower East Side. Gradualmente estes crimes assumem proporções maiores e a Máfia judaica passa a ter tanta força que os amigos do passado se tornam rivais. Esta saga percorre desde seus dias de infância, atravessa o apogeu durante a Lei Seca e retrata o reencontro deles após 35 anos. Treat faz o papel de Jimmy O”Donnell.