Hoje me despeço mais uma vez de Roma (sempre ótimo vir aqui, mas amo voltar pra casa). E fiquei pensando sobre o fascínio que a cidade exerce em todo o mundo. Não é diferente com o povo de Hollywood. Vários filmes americanos se passaram na cidade. E separei aqui seis deles para você conhecer (ou relembrar) um pouco dessa Bella Roma! Até a volta!
A Princesa e o Plebeu – Globoplay/ Belas Artes a la carte
Ao visitar Roma, Ann (Audrey Hepburn, vencedora do Oscar de melhor atriz) uma princesa, resolve “passear” anonimamente. Durante essa saidinha, ela se envolve com Joe Bradley (Gregory Peck). Ele é um repórter que, ao reconhecê-la, tem a oportunidade de um “furo”. Só que ao conhecê-la melhor , ele vai repensar suas ações. É uma delícia de ver, especialmente porque eles passam por vários pontos turísticos da cidade. A cena da Bocca della Veritá virou um clássico.
Only You – Só Você – disponível para aluguel e compra na Amazon, Claro Vídeo e Apple TV
Faith (Marisa Tomei) é uma professora que acredita que sua alma gêmea é um homem chamado Damon Bradley, pois quando era garota este nome apareceu em uma tábua Ouija e também por ter sido predito por uma cigana. O tempo passou e ela vai se casar com um médico. Faltando poucos dias do casamento ela atende o telefonema de um amigo do seu noivo, que pede desculpas por não poder ir a cerimônia pois está partido naquele instante para Veneza. O nome do amigo era Damon Bradley, o que faz com que ela não pense duas vezes e decida ir até Veneza, tentando encontrar um homem que ela não conhece. Um dos filmes da vida. Ele também passa por Veneza e Positano. Há inclusive uma cena na Bocca della Veritá, que faz homenagem a A Princesa e o Plebeu.
Anjos e Demônios – MAX
Robert Langdon (Tom Hanks), um especialista em símbolos da Universidade de Harvard, descobre o ressurgimento de uma antiga irmandade conhecida como Illuminati, e viaja para Roma com a missão de alertar o inimigo mais odiado da seita: o Vaticano. Unindo forças com a bela cientista italiana Vittoria Vetra (Ayelet Zurer), o professor segue uma trilha de símbolos antigos para tentar impedir que o plano perverso da irmandade contra a Igreja Católica se concretize. O elenco ainda tem Ewan McGregor e Stellan Skarsgard. O filme tem cenas em várias praças e igrejas de Roma, assim como no Pantheon. Entretanto, por razões óbvias para quem conhece a história, as cenas do Vaticano foram filmadas em outro lugar.
O Talentoso Ripley – Netflix
Tom Ripley (Matt Damon) possui um dom incomum. Ele é capaz de imitar, com perfeição, a assinatura, a voz, o modo de se mexer, enfim, tudo numa pessoa. Graças a um casaco emprestado, conhece o empresário Herbert Greenleaf (James Redhorn), que lhe oferece mil dólares para ir Europa trazer de volta seu filho, Dickie (Jude Law). Ripley aceita a oferta e termina por desfrutar da boa vida e da amizade de Dickie e de sua namorada Marge (Gwyneth Paltrow), tornando-se hóspede de ambos. Entretanto, desconfianças pairam sob o passado de Ripley. E isso cria situações contrárias aos seus interesses. Recentemente, a Netflix lançou uma série contando também essa história, chamada Ripley. A foto abaixo é na Piazza di Spagna.
Comer Rezar e Amar – Netflix/Prime/ MAX
Baseado num best-seller de sucesso, conta a história de Elizabeth (Julia Roberts), que descobre que sempre teve problemas nos seus relacionamentos amorosos. Um dia, ela larga tudo, marido, trabalho, amigos, decidida a viver novas experiências em lugares diferentes por um ano inteiro. E parte para a Índia, Itália e Bali, para se reencontrar numa grande viagem de auto conhecimento. A parte da Itália se passa em Nápolis e Roma. A cena do sorvete na Piazza Navona também é clássica.
Casa Gucci – Globoplay
A proposta de Casa Gucci é mostrar a história da família Gucci a partir do momento em que Patrizia Reggiani (Lady Gaga)entrou na história. Ela conhece o herdeiro da Gucci, Maurizio (Adam Driver). Os dois se apaixonam, e se casam contra a vontade do pai dele. Só que o mundo dá voltas, e mesmo deserdado, Maurizio volta para os negócios da família pelas mãos do tio Aldo (Al Pacino). E claro, com um considerável empurrão por parte de Patrizia. E o que se segue envolve traição, família, falência, e ainda um assassinato. Há cenas filmadas por toda a Itália, inclusive Roma.