Conheço muita gente que adora um filme baseado numa história real. E vira e mexe Hollywood inventa alguma. Eu fiz aqui uma listainha de filmes que eu gosto muito e que estão disponíveis no streaming. Elas tem muito pouco em comum, a não ser personagens reais com grande coragem para ir em frente. Gosto disso!
Uma Vida: A História de Nicholas Winton – Prime Video
A gente não conhece nem uma parte desses grandes heróis que mudaram a história, salvando tantas pessoas durante várias guerras. O filme Uma Vida – A História de Nicholas Winton conta uma dessas histórias. O filme se passa em duas fases. Ele mostra o extraordinário e humanitário Nicholas Winton ( vivido pelos ótimos Johnny Flynn e Anthony Hopkins) . Em 1938, durante a Segunda Guerra Mundial, foi visitar Praga e se horrorizou com a situação em que as famílias ali viviam por conta de forte influência da Alemanha nazista. Compadecido com a situação, Nicholas junto com um grupo de apoio, conseguiu ajudar, principalmente crianças, a fugirem do Holocausto e irem para a Inglaterra antes fecharem as fronteiras. Anos depois, Nicholas Winton fica atormentado com o sentimento de culpa pensando naqueles que ele não conseguiu resgatar. É quando ele recebe o convite para participar de um programa de TV. Impossível não se emocionar!
O Preço da Verdade – Netflix/Globoplay
O roteiro foi adaptado de uma matéria da revista do The New York Times. Escrita por Nathaniel Rich, tinha o título sugestivo de O Homem que se tornou o pior pesadelo da DuPont. Para quem não sabe, a DuPont é uma das maiores indústrias químicas do mundo, e durante muito tempo foi a maior. Rob Billot ( Mark Ruffalo) é justamente um advogado corporativo bem sucedido que ganha vida defendendo grandes empresas. Só que um fazendeiro da cidade de sua avó chama sua atenção para mortes que podem estar ligadas ao lixo tóxico de uma grande corporação. Rob então embarca em uma luta pela verdade, gerenciando sozinho um processo judicial que dura anos. Põe então em risco sua carreira, sua família e seu futuro em geral. Anne Hathaway faz o papel da esposa de Rob.
Rustin – Netflix
Rustin conta história de Bayard Rustin, conselheiro de Martin Luther King Jr.. Ele dedicou sua vida à busca pela igualdade racial e pela democracia. Inclusive foi o responsável pela organização da marcha pelos direitos civis em Washington nos anos 60, que mudou a história dos Estados Unidos. Porém, como homem negro e gay, ele foi praticamente apagado do movimento pelos direitos civis. Rustin é produzido por Barack e Michelle Obama. O show total é de Colman Domingo. Ele concorreu ao Oscar, Globo de Ouro e ao Critics Choice. Foi premiado pelo festival de Palm Springs. O filme é bom, mas Colman Domingo está sensacional!
Horizonte Profundo: Desastre no Golfo – Netflix/Globoplay
Baseada em eventos reais, a história se passa no Golfo do México, na plataforma de perfuração marítima Deepwater Horizon. Só que um dos piores vazamentos de petróleo na história dos EUA acontece. E Mike Williams (Mark Wahlberg) e os demais trabalhadores embarcados lutam para escapar com vida do terrível acidente. No elenco ainda estão Kurt Russell, Kate Hudson e Dylan O’Brien. Emocionante!
Ferrari – Prime Video
O filme conta uma parte da vida de Enzo Ferrari, o fundador da marca que virou sinônimo de carro de luxo e de corridas. Ferrari se concentra no período durante o verão de 1957. A falência paira sobre a empresa que Enzo Ferrari e sua esposa Laura (Adam Driver e Penelope Cruz) construíram dez anos antes. Ele decide apostar tudo na icônica Mille Miglia, uma corrida automobilística de longa distância pela Itália. No processo, Enzo redefiniu a ideia do carro esportivo italiano de alto desempenho. No elenco estão ainda Gabriel Leone, Shailene Woodley e Patrick Dempsey. O filme tem uma história interessante e bons momentos.
A Sociedade da Neve – Netflix
O filme é uma produção espanhola, dirigida por J. A. Bayona, de Jurassic World: Reino Ameaçado. Em 1972, o voo 571 da Força Aérea Uruguaia, fretado para levar uma equipe de rugby ao Chile, cai em uma geleira no coração dos Andes. Apenas 29 de seus 45 passageiros sobrevivem ao acidente. Estes ficam presos em um dos ambientes mais inacessíveis e hostis no planeta. É quando se veem obrigados a recorrer a medidas extremas para se manterem vivos. A Sociedade da Neve teve uma indicação ao Oscar de filme estrangeiro.