A maravilhosa Glenn Close completa hoje 75 anos. Para mim, ela é, ao lado de Jessica Lange, a melhor atriz de sua geração. Indicada a 8 Oscars, nunca ganhou a estatueta. Uma grande injustiça. Para mim ela já deveria ter pelo menos dois: por Atração Fatal e por A Esposa (grande choque quando perdeu para Olivia Colman). Talvez porque ela pareça fazer tudo de modo tão fácil e natural que os votantes da Academia não percebam o quanto ela é maravilhosa. E se você quiser aproveitar para comemorar com Glenn, aí vão algumas dicas de seus filmes para ver no streaming:
Ligações Perigosas – HBO Max
Glenn concorreu ao Oscar e ao BAFTA por sua magnífica criação da grande vilã clássica, a Marquesa de Merteuil. Esta precisa de um favor do seu ex-amante, o Visconde de Valmont (John Malkovich). Seu ex-marido está planejando se casar com uma jovem virgem. E ela deseja que o Marquês, que é conhecido por sua vida devassa, a seduza antes do dia do casamento. No entanto, ele tem outros planos, pois planeja conquistar uma bela mulher casada (Michelle Pfeiffer), que sempre se mostrou fiel ao marido e é religiosa. A Marquesa exige então uma prova escrita dos seus encontros amorosos. Se ele conseguir tal façanha, ela lhe promete como recompensa passarem uma noite juntos. Mas os jogos de sedução fogem do controle e os resultados são bem mais trágicos do que se poderia imaginar.
Era uma Vez um Sonho – Netflix
Glenn foi candidata ao Oscar de coadjuvante por esse filme. Deviam dar o prêmio para ela só por ter se enfeiado tanto, rsrs. O filme é baseado numa história real, que virou best-seller, escrito por J. D. Vance. O roteiro acompanha vários momentos/ épocas da história dele e de sua família. Todos viviam numa situação de pobreza material e cultural. Havia um ciclo contínuo de violência doméstica, abuso de álcool e drogas e falta de perspectivas de forma geral. Ex-fuzileiro naval e estudante de Direito, o jovem J.D. Vance (Gabriel Basso) vê seu sonho de conseguir o emprego ideal ser interrompido por uma crise familiar. Tem então que retornar para a cidade onde nasceu e encarar a complexa dinâmica de sua família. Isso sem contar a difícil relação com sua mãe (Amy Adams). Com as memórias marcantes da avó que o criou (Glenn Close), J.D. embarca em uma jornada de autoconhecimento e das influências de suas origens em sua vida.
A Esposa – Telecine/ Globoplay
Aqui ela ganhou, o Globo de Ouro, O Critics Choice (empatada com Lady Gaga), e o SAG Awards. Mas na hora do Oscar o mundo ficou chocado que preferiram o exagero de Olivia Colman. Pena! No filme A Esposa, Glenn é Joan, uma mulher que abriu mão do seu talento e de suas ambições para apoiar o marido escritor Joe (Jonathan Pryce), com quem está casada há 40 anos. Quando ele ganha o Prêmio Nobel de Literatura, Joan o acompanha a Estocolmo para o grande evento. É quando ela passa a ser procurada por um jornalista (Christian Slater). Ele está ávido por escrever uma biografia não-autorizada do escritor. Logo, o público vai perceber que há segredos, ressentimentos e um amor ilimitado nessa história.
O canto do Cisne – Apple TV Plus
O filme se passa num futuro próximo. Cameron Turner (Mahershala Ali) é um homem bem sucedido, mas que tem uma doença terminal. Só que ele quer proteger sua família das más notícias. É quando ele decide buscar uma solução experimental para que sua mulher e filho não sofram com essa perda. Afinal, a mulher tem um histórico de depressão e está grávida novamente. Ele busca então a ajuda da Doutora Jo Scott (Glenn Close). Nesse processo, Cam luta para decidir qual será o destino da família. E vai aprender mais sobre a vida e o amor do que jamais havia imaginado.
Albert Nobbs – Amazon Prime/ Looke/ MUBI
Outra maravilhosa atuação de Glenn, que lhe deu indicações para o oscar, o Globo de Ouro e para o Critics Choice. Tudo se passa na Irlanda, no século XIX. Albert Nobbs (Glenn Close) trabalha como mordomo e esconde um segredo: é, na verdade, uma mulher. Durante 30 anos ela vestiu roupas masculinas e se fez passar por um homem, para poder se manter e concretizar o sonho de ser a dona de uma tabacaria. Entretanto, sua farsa é ameaçada. Um pintor, que também vive uma situação de mentira, Hubert Page (Janet McTeer), divide o quarto com Albert por não haver outro dormitório disponível no hotel em que ambos trabalham.
Os 101 Dálmatas – Disney Plus
Força Aérea 1 – Star Plus
Adoro esse filme! Ao visitar a Rússia, o presidente americano (Harrison Ford) faz um pronunciamento de nunca ceder às exigências de terroristas. No discurso, ele criticou o comportamento de seu país. Isso porque, em virtude da burocracia e da diplomacia, assistiu passivamente um ditador do Cazaquistão explorar e matar o próprio povo. Este foi posteriormente preso, com a ajuda dos americanos. Só que quando o presidente volta para casa em companhia de sua família, alguns partidários do ditador assumem o controle do avião presidencial. O motivo: exigem a libertação do líder deles. Caso contrário, matarão a mulher e a filha do presidente, que fica em um terrível dilema. Afinal, se ceder e negociar com os terroristas negará aquilo que pregou. E, se decidir não negociar, poderá ver sua família ser assassinada. Glenn é a vice-presidente.