Eu adoro séries de época. Sei de muita gente que tem preconceito, mas eu tento assistir a maioria – e geralmente não me decepciono. Essa semana mesmo assisti Os Bucaneiros, que estreou na Apple TV Plus. O título é péssimo, mas a série é ótima (veja a crítica aqui). Mas há outras, que estão disponíveis no streaming – e valem a pena ver.
Bridgerton – 2 temporadas – Netflix
Baseada no livro best-seller de Julia Quinn, Bridgerton mergulha no mundo sensual, luxuoso e competitivo da alta sociedade londrina do início do século 19. Na época, a família Bridgerton, composta por oito irmãos, se esforça para lidar com o mercado de casamentos e os bailes suntuosos de Mayfair. A primeira temporada focou na busca de Daphne (Phoebe Dynevor) a um pretendente. Já na segunda, é a vez do irmão mais velho, Anthony (Jonathan Bailey) buscar uma noiva. A série tem romance, cenas sensuais, e , claro, muitas fofocas – todas contadas por Lady Whistledown (voz de Julie Andrews). Bridgerton já tem mais duas temporadas aprovadas – e um spinoff disponível (Rainha Charlotte)
Sanditon – 3 temporadas – Globoplay
A história acompanha a jornada de Charlotte Heywood (Rose Williams). Ela é uma jovem impulsiva que busca se descobrir e encontrar o amor em seus próprios termos. Ao chegar à cidade praiana de Sanditon, sua vida muda quando Sidney (Theo James), carismático, porém condescendente, cruza o seu caminho. Ao longo da trama, a minissérie vai mostrar as necessidades ocultas de seus personagens. Uma pena que Theo James escolheu não retornar para as duas temporadas seguintes, que viram Charlotte encontrar um novo amor.
Belgravia – 1 temporada – Globoplay
Confesso que não vi a série (está na fila), mas adoro o livro. Belgravia começa no baile do Duque de Richmond em junho de 1815 em Bruxelas, duas noites antes da Batalha de Waterloo. Entre os convidados a jovem Sophia, que chamou a atenção de Edmund Bellasis, o filho e herdeiro de uma das famílias mais ricas da Inglaterra. Os dois jovens iniciam um romance proibido. Vinte e seis anos depois, quando as famílias estão instaladas na nova região de Belgravia, os eventos do baile – e os seus segredos escondidos – ainda são lembrados.
A Idade Dourada – 2 temporadas – HBO Max
A Idade Dourada se passa durante um período de imensa mudança econômica nos Estados Unidos. São tempos de grande conflito entre os velhos métodos e os novos sistemas, e de enormes fortunas feitas e perdidas. Em 1882 com a jovem Marian Brook (Louisa Jacobson) se muda Nova York após a morte de seu pai. Ela vai viver com suas tias ricas, Agnes (Christine Baranski) e Ada ( Cynthia Nixon). No caminho, ela conhece a jovem Peggy Scott ( Denée Benton), uma aspirante a escritora buscando um novo começo. Só que quando chega me Nova York, Marian inadvertidamente se envolve em uma guerra social entre uma de suas tias e seus vizinhos estupendamente ricos . São eles George ( Morgan Spector), um magnata da ferrovia, e sua esposa ambiciosa, Bertha (Carrie Coon). A segunda temporada ainda está sendo exibida, com um episódio a cada semana.
Downton Abbey – 6 temporadas – Prime Video
A série teve seis temporadas contando a história da família Crawley no início do século XX. Eles são nobres ingleses que vivem num castelo cheio de empregados. A série acompanha o dia a dia de todos eles enquanto o mundo passa por grandes transformações. Ela ganhou vários prêmios, inclusive Emmy, Globo de Ouro e SAG’s durante suas seis temporadas. Eu adoro a série e os dois filmes subsequentes.
Outlander – 7 temporadas – Star Plus
Eu comecei com os livros, e depois que vi a série, admito que é uma das adaptações mais fiéis que já vi. Outlander é uma série daquelas que quem vê, se apaixona. Toda a coisa de viagem no tempo, um grande amor que sobrevive a tudo, uma situação histórica extremamente interessante, e aventuras que nunca terminam. Estrelada por Caitriona Balfe e Sam Heughan, a série acompanha a história de Claire Randall, uma enfermeira casada da II Guerra Mundial que, acidentalmente, volta no tempo, para 1743. Obrigada pelas circunstâncias a se casar com Jamie Fraser, um escocês fora da lei, ela se vê apaixonada e dividida pela lealdade a dois homens, em tempos diferentes.