A gente que gosta de clássicos sabe o quanto é difícil encontrar esses filmes no streaming. Então fiquei feliz ao receber a lista de filmes que estão estreando no streaming do A La Carte (antigo Belas Artes a La Carte) em junho. Tem filmes europeus e americanos. Veja que lista!
Dia 06
O Rio e a Morte (1954)
Dirigido por Luis Buñuel, foi indicado ao Leão de Ouro de Melhor Filme no Festival de Veneza 1954. Numa aldeia atrasada onde membros de duas famílias rivais continuam a matar-se durante gerações, espera-se que um jovem médico vingue o seu pai. O filme é uma adaptação do romance de Miguel Álvarez Acosta de 1952, Muro Blanco en Roca Negra (Parede Branca em uma Rocha Negra).
A Loja da Esquina (1940)
Clássico de Hollywood. Dois funcionários de uma loja de presentes mal se suportam, sem perceber que estão se apaixonando um pelo outro através de correspondências que trocam pelo correio, como amigos anônimos. Dirigido por Ernst Lubitsch, tem nos papéis principais James Stewart e Margaret Sullavan.
Dia 13
Sade (2000)
Paris 1794. Após prolongada detenção, o Marquês de Sade, que durante a audiência afirma não ser nem nobre nem autor do romance “Justine”, é encarcerado com outros nobres numa prisão que antigamente era um mosteiro em Picpus. No elenco, Daniel Auteuil e Marianne Denicourt. Fica o aviso: O ator Daniel Auteuil fez uma cena erótica explícita com uma dublê da atriz Isild Le Besco.
Uma Sombra em Nossas Vidas / lançado aqui como A Fronteira da Noite (1962)
Sophia Loren e Anthony Perkins são Robert e Lisa, um casal prestes a se separar. Após um acidente de avião, Robert finge estar morto e pede a Lisa que receba seu seguro de vida. O famoso estilista francês Guy Laroche fez o figurino deste filme e aparece em uma cena dentro de sua própria boutique, na qual a personagem Lisa trabalha.
Johnny Guitar (1954)
Clássico dos clássicos do gênero faroeste. Vienna (Joan Crawford), a dona de um bar no Arizona, conta com a ajuda de um velho amor, o violeiro Johnny Guitar (Sterling Hayden), para enfrentar o xerife local e os capangas de sua inimiga mortal: Emma (Mercedes McCambridge). Esta é uma fazendeira que a quer fora da cidade. Como curiosidade, Joan Crawford insistiu que seus closes fossem filmados apenas em estúdio. Assim, a iluminação pudesse ser rigidamente controlada. Nenhum close dela foi filmado em locações naturais.
Dia 20
20.000 léguas submarinas (1954)
Filme clássico inspirado na obra de Julio Verne. Um navio enviado para investigar uma onda de misteriosos naufrágios encontra o submarino, o Nautilus, comandado pelo Capitão Nemo (James Mason). O filme , estrelado por Kirk Douglas, ganhou o Oscar nas categorias de Direção de Arte e Efeitos Especiais.
Dia 27
O Porteiro da Noite (1974)
Treze anos após o término da 2° Guerra, acontece uma história de suspense e muito erotismo quando Lucia (Charlotte Rampling), uma sobrevivente de um campo de concentração, encontra Maximillian (Dirk Bogarde), um ex-oficial torturador. Este agora é porteiro em um hotel em Viena. Após esse encontro acidental, eles passam a reviver aquela estranha relação entre torturador e sua vítima que se transforma em uma ardente paixão. A direção é de Liliana Cavani.
Demônio de Mulher (1954)
Quando uma jovem Judy Holliday) com sonhos de fama aluga um outdoor para se anunciar, sua vida muda da noite para o dia. Esta história foi concebida quando o roteirista Garson Kanin, tentando animar sua esposa Ruth Gordon (atriz de Ensina-me a Viver), estava dirigindo por Columbus Circle. Ele disse a ela que colocaria o nome dela “naquele outdoor ali” em letras grandes. Em vez de fazer isso, ele escreveu um roteiro. O filme tem ainda Jack Lemmon em seu primeiro papel no cinema. A direção é de George Cukor.