Tudo começou com Forrest Gump. Mas Tom Hanks não foi a escolha original do diretor Robert Zemeckis para o papel. Bill Murray, Chevy Chase e John Travolta recusaram o papel – e se arrependem até hoje. O certo é que a partir daquele filme, Tom Hanks e Robert Zemeckis se tornaram os melhores amigos e também parceiros em vários projetos. O mais recente é Pinóquio, a versão live action da história que todo mundo conhece. Ela vai estrear diretamente no Disney Plus no dia 8.
No filme, Tom Hanks é Gepeto. Ele é um carpinteiro que constrói um boneco de madeira que se chama Pinóquio (Benjamin Evan Ainsworth). Gepeto trata o boneco como se fosse seu filho de verdade. Devido ao seu amor genuíno pelo boneco, a Fada Azul (Cynthia Erivo) concede o desejo do carpinteiro de fazer com que Pinóquio fale. Mas ele não se transforma em um menino de verdade. Após ganhar vida, Pinóquio tem como sua “consciência” o Grilo Falante (voz de Joseph Gordon-Levitt). Só que mesmo assim, ele se mete em uma aventura. Em meio a sua jornada, Pinóquio conhece João Honesto (Keegan-Michael Key), Sofia, a gaivota (Lorraine Bracco), e o Cocheiro (Luke Evans).
Eu confesso que não sou grande fã da história de Pinóquio. Mas de qualquer forma, com esses talentos envolvidos, tenho que ver. E Tom e Zemeckis já tem programada sua próxima associação. É o filme Here, um drama que terá ainda Robin Wright, que também esteve em Forrest Gump. E se você quiser ver – ou rever – alguma das produções premiadas dessa dupla até lá, aqui vão as minhas dicas:
Forrest Gump – Netflix/Prime Vídeo/ Globoplay
O filme mostra quarenta anos da história dos Estados Unidos. Tudo visto pelos olhos de Forrest Gump (Tom Hanks), um rapaz com QI abaixo da média e boas intenções. Por obra do acaso, ele consegue participar de momentos cruciais. É o caso da Guerra do Vietnã e Watergate, por exemplo. Mas continua pensando no seu amor de infância, Jenny Curran (Robin Wright). O filme teve 13 indicações ao Oscar, e ganhou seis, inclusive, filme, ator e diretor.
Náufrago – Globoplay
Chuck Noland (Tom Hanks) um inspetor da FedEx, que tem por função checar vários escritórios da empresa pelo planeta. Porém, em uma de suas costumeiras viagens, ocorre um acidente. E ele fica preso em uma ilha completamente deserta por 4 anos. Com sua noiva (Helen Hunt) e seus amigos imaginando que ele morrera no acidente, Chuck precisa lutar para sobreviver, tanto fisicamente quanto emocionalmente. E quem sabe, um dia, retornar civilização. Tom Hanks também concorreu ao Oscar com este filme.
O Expresso Polar – Now
É véspera de Natal e um garoto (Josh Hutcherson) está acordado. Sem acreditar mais em Papai Noel, ele espera por algo que faça com que sua crença na figura natalina retorne. De repente ele ouve um grande barulho, indo para fora de sua casa. O garoto então vê à sua frente um gigantesco trem negro com destino ao Polo Norte. O condutor (Tom Hanks) o convida para embarcar. Após certa relutância, ele decide seguir viagem. O filme concorreu aos Oscar de mixagem de som, edição de som, e canção – Believe.