Ted Bundy foi um dos mais famosos serial killers da história dos Estados Unidos. No final dos anos 1970, ele confessou ter sequestrado, estuprado e matado um total de trinta mulheres entre 1974 e 1978. Charmoso e carismático, Ted ganhou a confiança da sociedade e encheu o tribunal de mulheres apaixonadas por ele. Mesmo assim, foi sentenciado à morte por cadeira elétrica. Com isso, Hollywood fez vários filmes e documentários sobre a história desse assassino. O mais recente chegou essa semana nas plataformas digitais: Ted Bundy: A Confissão Final. Está disponível na versão legendada para compra e aluguel nas plataformas digitais Claro TV+ (antigo Claro Now), iTunes/Apple, Google/YouTube e Vivo Play.
A Confissão Final mostra os momentos finais de Ted Bundy. Acompanha a história real entre a complicada relação entre o serial killer ( Luke Kirby) e o agente do FBI, Bill Hagmaier (Elijah Wood, também produtor). Tudo é baseado nas fitas e nos depoimentos de Hagmaier, que também produz o filme. Após ser condenado à morte no ano de 1980, o assassino Ted Bundy concorda em revelar, pela primeira vez, os detalhes de seus chocantes crimes. O criminoso aceita falar apenas com Bill Hagmaier. Ele é um dos primeiros agentes do FBI a fazer o perfil de serial killers. O longa aborda os detalhes da relação complicada de amizade entre os dois. Ao mesmo tempo, o agente mergulha na distorcida e sombria mente de Bundy.
O que achei do filme?
A novidade aqui é que, ao contrário de outras produções, este não dá atenção nem ao momento dos crimes, nem ao julgamento. O foco é o momento pós-prisão. Em vários momentos me lembra a estrutura de Mindhunter (Netflix). É quase teatral. Passa 80% de sua ação numa sala onde Bundy e Hagmayer conversam. É claustrofóbico e pesado. Mas tem grandes atuações dos dois atores, especialmente Luke Kirby (The Deuce). É claro que em alguns momentos essa luta intelectual entre os dois pode ser cansativa, mas nunca deixa de ser interessante. Para estudantes de psicologia é um prato cheio.
Se você quiser saber mais sobre Ted Bundy, há várias outras produções disponíveis no streaming. Entre os documentários há Ted Bundy: Falling for a Killer (Amazon Prime), Conversations with a Killer: The Ted Bundy Tapes (Netflix) e Ted Bundy: As Sobreviventes. Já entre os filmes, a melhor opção é Ted Bundy: A Irresistível Face do Mal, com Zac Efron no papel de Ted.