Dev Patel está bem alta hoje em dia em Hollywood. Já foi indicado ao Oscar (por Lion), ao Emmy (Modern Love) e já ganhou um Critics Choice (Quem quer ser um Milionário?). Recentemente foi muito elogiado por sua atuação em O Cavaleiro Verde, que vai estrear esse mês no Amazon Prime . Eu já vi e ele está realmente ótimo (vai ter crítica essa semana). Atualmente está filmando com Wes Anderson The Wonderful Story of Henry Sugar. Essa semana vi um outro filme estrelado por ele, A História Pessoal de David Copperfield, que está disponível na HBO Max. Não sou grande fã das histórias de Charles Dickens – acho todas muito deprimentes. Mas o filme tem uma luz e um positivismo que me conquistaram.
A história começa com David Copperfield (Dev Patel) contando sua história para um plateia num teatro. A partir daí, ficamos sabendo que ele vivia uma vida feliz, apesar de seu pai ter morrido. Só que sua mãe se casa novamente e o padrasto o manda para Londres. Lá ele vai precisar navegar em um mundo caótico em busca de sua identidade e seu lugar. Entre problemas de classe e as dificuldades da vida adulta, ele descobre um exímio talento para contar histórias.
O que achei de A História Pessoal de David Copperfield?
A espinha dorsal da história e os personagens enlouquecidos de David Coppperfield estão todos lá. Mas o roteirista e diretor Armando Iannucci (que fez o ótimo A Morte de Stalin), faz algo bem diferente das adaptações inglesas clássicas. Primeiro usa um elenco multiétnico. Faz tudo como se fosse uma pantomima, uma sátira, que em alguns momentos lembra até os filmes de Chaplin. Preste atenção na cena em que os credores tentam levar os móveis do Sr. Micawber. É hilário.
Para contar a história de uma forma tão diferente e otimista, Iannucci conta com um elenco que se divertiu muito obviamente. Tilda Swinton, Hugh Laurie, Peter Capaldi e até Gwendolynne Christie (Game of Thrones) estão todos ótimos, exageradíssimos e divertidos. A direção de arte, figurino, fotografia é tudo extremamente solar e colorido. E além de tudo isso, ele encontrou um ator que tem uma luz própria em Dev Patel. É impossível não ser totalmente conquistada por seu David Copperfield. Vale muito conhecer!