Já faz algum tempo que o Telecine vem apresentando filmes inéditos dentro do Première Telecine, uma nova franquia do canal. São filmes que não foram exibidos nem no cinema e nem no streaming . O dessa semana é Sombra na Nuvem, com Chloe Grace Moretz, e é uma aventura ótima! Além de estar na Super estreia de hoje (17), às 22 horas, o filme também está disponível no app do Telecine.
Na trama, Chloë Grace Moretz vive Maude Garrett que, designada para uma missão secreta, pega carona em um voo militar. Além de ter que lidar com as piadas e a desconfiança da tripulação só de homens, a jovem também precisa lutar contra a presença de uma criatura maligna. Isso além de uma emboscada aérea dos japoneses, tudo enquanto protege o seu pacote misterioso.
A crítica
Curiosamente, o filme começa com uma animação, que parece uma produção da época. Mas na verdade, foi uma criação feita para o filme, baseada em um produção chamada Situation Normal All Fucked Up. Depois disso, acompanhamos Maude enquanto ela tenta levar seu pacote dentro de um avião. Fica logo claro que é algo muito importante. E que também ela vai ter muitos problemas com a tripulação masculina. É quando Maude é colocada sozinha num lugar isolado dentro do avião. Nesse momento dá a impressão que vai ser algo do gênero do filme 7500 (disponível na Amazon). Ou seja, tudo vai e passar dentro dessa cabine. Mas não mesmo.
Sem estragar as surpresas dando spoilers, o filme passa por muito mais. É suspense, tem um pouco de terror , fantasia, ação e até comédia. E isso é uma das atrações de Sombra na Nuvem, é totalmente imprevisível. Desde o momento da animação do início (tão estranha! Rsrs), ela dá a impressão de ser uma aventura da II Guerra recheada por uma mensagem feminista dos dias de hoje.
Sim, porque Maude é o máximo. Ela faz de tudo, enfrenta todas as situações com louvor. Os homens são uns patetas, tão imersos em seu próprio ego que não conseguem enxergar o perigo que está bem à sua frente. Tudo com uma trilha envolvente de Mahuia Bridgman-Cooper, e a direção segura e diferenciada de Roseanne Liang. O roteiro divertido e bem acabado é de Roseanne e de Max Landis. Mas, como ele foi mais um dos que foram acusados de assédio sexual em Hollywood bem na época do filme, não se sabe ao certo o quanto foi aproveitado de sua ideia original.
Para as mulheres
Sombra na Nuvem tem ainda várias reviravoltas que deixam um clima de matiné gostoso. Se você embarcar no nonsense total, vai se sentir acuado, e ao mesmo tempo se divertir ao perceber o como é manipulado pela história. É um incrível trabalho de Chloe Grace, e ainda uma grande homenagem às mulheres que fizeram história durante a II guerra. Quando o filme termina, há a imagem de várias delas que realmente existiram. Dá um gosto de realidade numa fantasia cheia de caos, mas que é um entretenimento de primeira. Adorei!!