The Mandalorian conseguiu expandir o universo de Star Wars com aprovação de público e crítica. Já confesso que O Livro de Boba Fett, outra que estreou no Disney Plus, não manteve minha atenção. Desisti após o segundo episódio. Mas agora, Obi-Wan Kenobi, a nova série que estreou nessa sexta, é diferente. Cresci admirando esse personagem, na época feito por Sir Alec Guinness já na velhice. E depois houve a continuidade na história com a juventude dele, nos três filmes segunda trilogia (ou primeira do ponto de vista cronológico). Agora, nessa nova série, vemos Obi-Wan na maturidade, de novo sendo vivido por Ewan McGregor. Dois episódios estão disponíveis, e os demais quatro vão estrear um a cada semana no Disney Plus.
Tudo começa uma década depois dos acontecimentos de A Vingança dos Sith. Obi-Wan cuida de Luke Skywalker à distância no planeta Tatooine enquanto vive exilado no planeta. Luke vive com seus tios Owen (Joel Edgerton) e Beru Whitesun (Bonnie Plesse). Os dois são fazendeiros que se esforçam para dar um vida normal para o futuro Jedi. Porém, Obi-Wan sabe do perigo iminente que o menino está exposto com seu pai foragido esperando o momento para atacar.
Rapidamente as forças do mal começam a ressurgir com a volta de Darth Vader (Hayden Christensen). E ele precisa sair em uma perigosa aventura para proteger Luke e o futuro do universo. Além de Vader, outros vilões de cantos obscuros da galáxia voltam para colocar os Jedi em perigo. Cabe então a Obi-Wan usar todas as suas habilidades para não apenas proteger Luke. Mas também ensiná-lo o que precisa para se tornar um grande herói.
O que achei?
Antes mesmo da história começar, há um resumo de tudo que levou Obi-Wan àquele momento. Inclusive a morte de Padme, Qui-Gon Jinn e Anakin. O primeiro episódio se concentra em mostrar o momento depressivo de Obi-Wan. Ele falhou com Anakin, e não se perdoa. Quer esquecer que foi um Jedi, e vive observando o menino Luke Skywalker de longe. O tio de Luke, Owen (novamente vivido por Joel Edgerton) não gosta disso. Enquanto isso, os inquisidores continuam em busca do Jedi’s que sobraram. Mas Obi-Wan resolve sair de seu retiro para recuperar a pequena princesa Leia, que foi raptada.
O segundo episódio tem mais aventura e lutas. Tem uma ótima perseguição em cima de telhados. Mostra a aventura de Obi – Wan para recuperar a pequena princesa. As cenas de Ewan McGregor com a fofíssima atriz mirim, Vivien Lyra Blair, são ótimas. Aliás, a menina é excelente.
Para quem acompanhou todos os filmes, a minissérie é uma festa. Tem um monte de referências, a volta de personagens sendo feitos por seus intérpretes originais. Além de Joel Edgerton, há também Hayden Christensen como Annakin/ Vader, e Jimmy Smits. Isso somente nos dois primeiros episódios. E se você prestar atenção, verá também uma pequena aparição de um personagem de uma das séries do Disney Plus.
O fato de serem histórias e nomes tão conhecidos dá uma sensação boa de reconhecimento. É uma memória afetiva muito forte. Fiquei feliz e envolvida todo o tempo. Dá muita vontade de continuar a acompanhar para saber que outras surpresas do passado irão aparecer na tela novamente.