Eu já fiz uma matéria aqui sobre 5 séries de Mulheres Criminosas do streaming. Falava de The Thing about Pam e Inventando Anna, entre outras. E também falava de Candy, que na época ainda ia estrear no Star Plus. Agora ela já está disponível, e eu assisti os seis episódios. É boa, curtinha, e tem várias similaridades com outra história real, A Escada. Especialmente o final para você decidir se a pessoa é culpada ou não.
A minissérie se baseia no assassinato real de Betty Gore (Melanie Lynskey). Acompanha os eventos que antecederam o terrível evento causado pela amiga de Betty, Candy Montgomery (Jessica Biel). Vizinhas há anos, Betty e Candy sempre tiveram um relação normal. Porém, tudo isso muda quando Candy inicia um caso extraconjugal com o marido de Betty, Allan Gore (Pablo Schreiber). Os dois passaram meses em um intenso relacionamento sexual. Só que a culpa pesou na consciência de Allan e, eventualmente, ele decidiu encerrar o caso entre os dois. Como Candy já estava começando a ficar entediada com a relação, ela aceitou o término. Mas dias depois, quando foi visitar Betty em casa, algo aconteceu. E Betty foi achada morta! A história segue então o que teria provocado um assassinanto tão cheio de violência – e seu resultado.
O que achei de Candy?
A série tem algumas idas e vindas. E isso pode deixar algumas pessoas confusas. Mas isso já está ficando tão comum nesse tipo de produção, que provavelmente não será um problema. A história é fascinante. especialmente porque descreve de maneira excelente como o dia a dia e o tédio podem afetar duas mulheres de uma cidade pequena do Texas. Os maridos não lhes dão atenção. Betty resolve suprir isso tendo filhos, mas nem ela mesma aguenta (as cenas com o aspirador são sensacionais). Já Candy resolve arrumar um amante. A forma como ela trata a situação, como se estivesse revisando uma agenda, também é surreal.
Claro que tudo isso se dive muito às interpretações das duas atrizes principais. Melanie Linskey consegue imprimir claros traços de depressão em Betty. Já Jessica Biel demonstra que atingiu um outro patamar como atriz, como a gente ja havia percebido na primeira temporada de The Sinner. Sua Candy, a esposa perfeita #sóquenão, é um grande momento de sua carreira.
Candy ainda traz duas boas atuações dos maridos, vividos por Timothy Simons e Pablo Schreiber. Todos tem seus momentos para brilhar. E a minissérie ainda traz uma brincadeira á parte para quem conhece um pouco de Hollywood. Os maridos na vida real de Jessica e Melanie, os também atores Justin Timberlake e Jason Ritter, fazem participações especiais nos dois últimos episódios. Eu adorei!
O caso de Candy Montgomery e Betty Gore ainda vai render uma nova minissérie, dessa vez da HBO Max, programada para estrear ainda este ano. Tem o título de Love and Death. Terá Elizabeth Olsen como Candy e Lily Rabe como Betty Gore. Vai ser bom ver para comparar!