Os grandes nomes da moda, que criaram o conceito de alta costura, já foram tema de vários filmes e séries. No cinema, lembro-me de Saint Laurent, de 2014 (disponível na Pluto TV) . Recentemente, a série Balenciaga estreou no Star Plus. E hoje (14), chegou à Apple TV Plus, The New Look. O personagem principal é Christian Dior, mas outros grandes nomes da moda também aparecem. Os três primeiros episódios estão disponíveis, e os demais estrearão a cada semana.
Eu já assisti o primeiro episódio, que se passa em dois momentos. Começa em 1955, quando Christian Dior (Ben Mendelsohn) vai fazer uma palestra na Sorbonne. Ao mesmo tempo, Coco Chanel (Juliette Binoche) está voltando para Paris após anos fora da cidade. Começa então o flashback para o tempo da 2ª Guerra. Chanel é o grande nome da moda, e Dior está começando a fazer fama enquanto trabalhava na casa de moda de Lucien Lelong (John Malkovich). Há também a interferência dos nazistas, e os perigos que todos corriam, especialmente a irmã mais nova de Dior, Catherine (Maisie Williams, de Game of Thrones).
O que achei?
O primeiro episódio tem uma bela produção. Já é possível ver algumas das criações de Dior, com suas cinturas marcadas, e saias amplas. É lindo de ver. Também mostra a rivalidade entre Chanel e Dior, que começa a se desenhar . O roteiro é um pouco forçado demais, com os atores não franceses tentando forçar um sotaque, e acabam ficando com mais sotaque que Binoche, rsrs. E há o problema da escalação de Ben Mendelsohn. Ele é ótimo ator, mas com mais de 50 anos (e aparentando a idade), é difícil acreditar nele na primeira fase, quando Dior tem 30 e poucos anos. Além disso, Maisie Williams , que faz o papel de sua irmã, parece facilmente ser sua filha.
Quem se sai melhor é Juliette Binoche. Ela passa o humor e a acidez conhecidos de Chanel. Está ótima. O elenco ainda conta com Claes Bang (o Dracula da Netflix), Emily Mortimer e Glenn Close. Apesar de algumas frases lugar-comum, gostei do primeiro episódio, e vou continuar assistindo.